Goiânia tem 57 pontos de risco de alagamento

Defesa Civil monitora pontos em toda a Capital. Parque Amazonas e Setor Pedro Ludovico estão entre os mais críticos

Postado em: 31-01-2018 às 08h40
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia tem 57 pontos de risco de alagamento
Defesa Civil monitora pontos em toda a Capital. Parque Amazonas e Setor Pedro Ludovico estão entre os mais críticos

Gabriel Araújo*

Continua após a publicidade

A Defesa Civil de Goiânia mapeou 57 pontos de alagamentos na Capital. Os locais são monitorados e sofrem com constantes inundações. Segundo o órgão, os pontos mais frequentes são a Avenida 87, da Praça do Ratinho à Praça do Cruzeiro, no Setor Sul, a Avenida Pio XII no Setor Cidade Jardim, a Avenida Perimetral Norte e Avenida Assis Chateaubriand, em frente ao Fórum no Setor Oeste.

A Defesa Civil ainda explica que os motoristas não devem enfrentar enxurradas. Se a água estiver com 20 centímetros de altura, o condutor já deve estacionar e procurar por abrigo.

Segundo o agente de proteção da Defesa Civil, Cidicley Santana, é preciso ter consciência na hora de dirigir durante a chuva. “Se a água estiver a 20 centímetros já é preciso ficar em alerta. Mais 10 centímetros há possibilidade de entrar água no carro. É preciso estacionar e deixar o veículo. Se não, vai chegar a um momento que o motorista não vai conseguir nem abrir a porta do carro e entrar em situação de pânico”, completou.

Temporal de segunda

Nos temporais registrados na noite da última segunda-feira (29), a Capital registrou diversos pontos de alagamento e uma morte. O motociclista Rodrigo Teixeira Chaves, de 42 anos, morreu após ser levado pela enxurrada em um trecho da Avenida Terceira Radial, no Setor Pedro Ludovico.

Segundo o Climatempo, a média histórica dos últimos 30 anos para o mês de janeiro é de 267 ml, mas somente na última segunda, a precipitação chegou a 85 ml em alguns pontos da capital, o equivalente ao esperado para cerca de dez dias.

Alagamentos também ocorreram na Avenida Anhanguera, no viaduto sobre a Marginal Cascavel com Avenida Nazareno Roriz, na Vila Aurora e em áreas do Parque Amazônia. No Setor Norte Ferroviário, empresas sofreram perdas devido à elevação no nível da água.

A Defesa Civil informou ainda que não foi notificada de nenhum desabamento, mas  afirmou que duas casas ficaram alagadas na vila Fernandes, em Goiânia.

Interdições

De acordo com a prefeitura de Goiânia, a região Sul da Capital foi a mais afetada com a queda de galhos nas ruas e calçadas. O setor Jardim América teve o maior índice de ocorrências e os moradores tiveram dificuldades de locomoção, após as quedas de árvores que interditaram as vias. Uma equipe da Comurg que estava de plantão foi acionada para execução dos serviços. Alem das árvores, muitas regiões tiveram as ruas danificadas, com asfalto sendo levado pela força da água e quedas temporárias de energia.

Previsão para hoje

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um alerta de chuvas intensas em todo o Estado. Na Capital, podem chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia, ventos intensos, de 40 a 60 Km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Segundo o Climatempo, as chuvas devem acontecer no início da tarde e seguir durante todo o dia. A temperatura deve variar em 10 graus, de 21º Celsius no início da manhã à 31º as 14 horas.

Dicas

A fim de ajudar a população que se vê em situações de risco durante as chuvas, o Tenente do Corpo de Bombeiros, Tiago Wening, afirma que o mais recomendável nessas situações é ligar para o 193, pedir socorro e abrir o vidro do carro. Caso o volume de água estiver crescendo e colocando o interior do veículo em perigo, o condutor deve subir para o teto do veículo e aguardar o resgate.

Nos casos de pedestres e motociclistas, o mais recomendado é procurar um abrigo imediatamente, esperar a chuva passar e o volume de água baixar. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também