Só dois vigilantes para cada terminal

Segundo a associação de vigilantes de Goiânia, para garantir a segurança nos terminais seria necessário, no mínimo, dez vigilantes por terminal

Postado em: 09-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Só dois vigilantes para cada terminal
Segundo a associação de vigilantes de Goiânia, para garantir a segurança nos terminais seria necessário, no mínimo, dez vigilantes por terminal

Gabriel Araújo*


Os terminais de ônibus de Goiânia não contam com seguranças suficientes para manter a ordem. Segundo apurado pela reportagem do jornal O Hoje, a segurança em algumas plataformas é feita somente por dois vigilantes. A responsável pela segurança nos terminais não divulga o número de homens oficialmente por terminal, por questão de segurança.

Continua após a publicidade

Ao ser questionada pelo O Hoje, a assessoria da impresa afirmou que uma parceria da RedeMob Consórcio e a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP), permitiu que a Polícia Militar realizasse várias ações voltadas exclusivamente para a segurança no transporte público. A empresa ainda afirmou, em nota, que “todos os terminais de integração e estações de embarque da Região Metropolitana de Goiânia possuem quase três mil câmeras de monitoramento, que contribuem diretamente para identificação dos suspeitos de crimes”, completou.

A assessoria ainda afirmou que a Redemob “mantém vigilantes treinados para agir de imediato após qualquer ação criminosa ou de risco aos passageiros, e que todas as imagens são disponibilizadas as autoridades policiais para investigação e resolução dos casos”, concluiu.


Terminais

Somente na última segunda-feira (5) o Corpo de Bombeiros da Capital registrou três ocorrências de esfaqueamento nos terminais do Eixo Anhanguera. As vítimas tiveram seus celulares roubados e, mesmo sem reagir, foram atingidas.

De acordo com a Corporação, o primeiro caso foi registrado por volta das 7h30, no Terminal Bandeiras, no Jardim Europa. Um homem de 36 anos teve seu telefone celular roubado e, mesmo sem reagir, foi esfaqueado em seguida. A vítima passou por cirurgia e foi internada no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo).

O segundo caso ocorreu no Terminal da Praça A, no Centro da Capital. Um adolescente foi esfaqueado na região da virilha e no braço dentro do ônibus do Eixo Anhanguera. Ele foi encaminhado para o Cais de Campinas e passa bem. Já no início da noite, por volta das 17h30, outro adolescente foi esfaqueado no abdômen.

Nesta quarta-feira (07) um vigilante, responsável pela segurança em uma das plataformas do Eixo Anhanguera, foi atingido por uma facada no rosto. A Proguarda, empresa responsável pelo profissional, informou que ele foi socorrido pela polícia militar e levado a um hospital. De acordo com a Redemob, o sistema de monitoramento da empresa acionou as autoridades imediatamente, que está investigando o ocorrido.


Propostas

Na última quarta-feira (7) o vereador de Goiânia, Romário Policarpo (PTC), propôs um projeto de lei que torna obrigatória a instalação de detectores de metais nos terminais de ônibus da Capital. De acordo com a proposta, os equipamentos seriam mantidos e administrados pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e a Metrobus. A medida busca coibir o embarque de passageiros com posse de qualquer tipo de arma.

Já o vereador Anselmo Pereira (PSDB) propôs a criação de um batalhão militar de proteção dos terminais da Capital. Segundo ele, a iniciativa visa reduzir a violência no transporte público. Ele ainda afirmou que essas ações fazem parte do relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que analisa as condições da rede de transporte coletivo. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também