Goiás tem um agente para cada 12 presos

O Tribunal de Justiça do Estado apontou que Goiás disponibiliza 9.409 vagas nas 156 unidades prisionais, mas conta com quase 22 mil presos no sistema prisional

Postado em: 21-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás tem um agente para cada 12 presos
O Tribunal de Justiça do Estado apontou que Goiás disponibiliza 9.409 vagas nas 156 unidades prisionais, mas conta com quase 22 mil presos no sistema prisional

Gabriel Araújo*

Continua após a publicidade

De acordo com dados levantados pelo O Hoje por meio do sistema Goiás Transparente, o Estado conta com um agente penitenciário para cada 12 presos (nesta conta foram incluídos os contratos temporários de vigilantes penitenciários). Os dados indicam que o sistema prisional tem 2.615 agentes que trabalham com a segurança nos presídios e 21.700 detentos do poder judiciário de Goiás.

Os dados do Goiás Transparente ainda apontam que o Estado gastou, somente em janeiro deste ano, cerca de 20 milhões de reais com o pagamento de funcionários responsáveis pelo sistema de unidades prisionais estaduais.

De acordo com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), nesta semana, cerca de 800 novos Vigilantes Penitenciários Temporários (VPTs) devem chegar aos presídios do Estado para a realização de estágio supervisionado. Eles concluíram os módulos I e II do curso de formação e seguem para a última etapa.

A DGAP informou que as aulas começaram no último dia cinco e estão previstas para serem concluídas no dia 14 de março, os vigilantes frequentaram 95 horas-aulas na primeira etapa e agora precisam de 120 horas de estágio para a finalização da capacitação.

Ainda segundo a DGAP, está previsto para os próximos dias o chamamento dos convocados que já apresentaram documentação, para o III Curso de Formação para VPT de 2018. A convocação é referente ao processo seletivo realizado em 2016 pela Escola de Governo Henrique Santillo, da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan).

Para o diretor-geral do órgão, coronel Edson Costa, as medidas visam melhorar a segurança nas unidades prisionais do estado. “É uma das medidas que o estado de Goiás está concretizando para reforçar a segurança e para que tenhamos mais garantias no controle da população carcerária”, afirmou.

Vagas/Presos

Segundo informações que o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) apontou, em pesquisa, são disponibilizadas 9.409 vagas nas 156 unidades prisionais do Estado, mas mais de 21 mil presos estão no sistema prisional.

Rebeliões

O Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia foi alvo de três rebeliões na primeira semana de 2018, a primeira, na segunda-feira (1º) teve nove mortos, 14 feridos e mais de 200 fugas. A segunda rebelião ocorreu na quinta-feira (4), foi controlada pela PM e não resultou em feridos, mas registrou uma fuga. A última ocorreu na madrugada da sexta-feira (5), entre 4h30 e 7h e, segundo a Polícia Militar, nenhum detento ficou ferido ou fugiu.

No início da segunda semana de janeiro (8), 14 adolescentes fugiram do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Goiânia, dos quais três foram novamente apreendidos. Eles utilizaram pedaços de ferro para agredir os educadores e fugir. De acordo com a direção do Grupo Executivo de Apoio à Criança e Adolescente (Gecria), os servidores foram agredidos e tiveram ferimentos leves. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian). 

Veja Também