Quinta-feira, 28 de março de 2024

Conselho de Segurança da ONU estuda emendas russas para trégua na Síria

A Suécia, junto ao Kuwait, solicitou ontem que uma votação o mais rápido possível do texto preparado pelos dois países, após cerca de duas semanas de negociações com membros do Conselho de Segurança

Postado em: 22-02-2018 às 18h42
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Conselho de Segurança da ONU estuda emendas russas para trégua na Síria
A Suécia, junto ao Kuwait, solicitou ontem que uma votação o mais rápido possível do texto preparado pelos dois países, após cerca de duas semanas de negociações com membros do Conselho de Segurança

O Conselho de Segurança da ONU examina nesta quinta-feira (22) as emendas propostas pela Rússia a um projeto de resolução visando a uma trégua de um mês na Síria, razão pela qual deverá esperar até amanhã para submeter o texto à votação. “Nos inclinamos para uma votação amanhã”, disse aos jornalistas o embaixador sueco nas Nações Unidas, Olof Skoog, um dos promotores da iniciativa. A informação é da EFE.

A Suécia solicitou ontem que uma votação o mais rápido possível do texto preparado pelos dois países, após cerca de duas semanas de negociações com os demais membros do Conselho de Segurança.

A minuta, no entanto, foi rejeitada pela Rússia, que hoje deu a entender que a vetaria se esta fosse submetida à votação na sua forma atual. “Os patrocinadores sabem perfeitamente que não há acordo (sobre a resolução)”, disse na reunião do Conselho o embaixador russo, Vasyl Nebenzia, que anunciou que seu país iria propor uma série de emendas ao texto. O objetivo, segundo disse depois aos jornalistas, é fazer com que o texto seja “realista”.

Continua após a publicidade

A Suécia confirmou que a delegação russa já distribuiu suas propostas aos demais membros e disse que agora vão estudar o que têm sobre a mesa. “Estamos tentando encontrar uma saída que funcione para todos, mas que certamente tenha verdadeiras implicações no terreno”, disse o embaixador  sueco.

Cessação das hostilidades

O texto preparado pela Suécia e pelo Kuwait conta com o apoio explícito de três membros permanentes do Conselho de Segurança (Estados Unidos, França e Reino Unido) e de outros países do órgão. A minuta procura estabelecer uma cessação das hostilidades em toda a Síria durante um mês e estabelece que, 48 horas depois do seu início, se permita o acesso semanal de comboios humanitários da ONU a áreas necessitadas.

Dois dias depois, deveriam ser facilitadas também evacuações médicas de zonas às quais as Nações Unidas não têm acesso. Além disso, o texto reivindica o levantamento dos cercos sobre várias áreas, incluindo o enclave rebelde de Ghouta Oriental, nos arredores de Damasco, que está sendo alvo de u ma dura ofensiva governamental.

A situação em Ghouta Oriental foi o eixo central de uma reunião de urgência realizada hoje pelo Conselho de Segurança, na qual os serviços humanitários da ONU reiteraram que é necessário deter os combates perante a crítica situação enfrentada pela população civil. Segundo as Nações Unidas, durante as últimas 24 horas os bombardeios e o fogo de artilharia sobre esta região nos arredores de Damasco deixaram pelo menos 50 mortos e 200 feridos.

Por sua vez, a Rússia tachou de “notícias falsas” muita da informação que chega de Ghouta Oriental e acusou as potências ocidentais de tentar criar um “escândalo” para aumentar a pressão internacional sobre o governo sírio.

Com informações da Agência Brasil

Veja Também