Desemprego é maior entre mulheres negras ou pardas

Pesquisa divulgada aponta que a maioria dos desempregados em Goiás são mulheres entre 18 e 24 anos, de cor negra ou parda e que não completaram o ensino médio

Postado em: 24-02-2018 às 17h00
Por: Katrine Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Desemprego é maior entre mulheres negras ou pardas
Pesquisa divulgada aponta que a maioria dos desempregados em Goiás são mulheres entre 18 e 24 anos, de cor negra ou parda e que não completaram o ensino médio

Nesta sexta-feira (23) foi divulgada a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Segundo os dados da  pesquisa, Goiás encerrou 2017 com 339 mil pessoas desempregadas sendo a maioria mulheres entre 18 e 24 anos, de cor negra ou parda e que não completaram o ensino médio.
O levantamento também aponta que Goiás possui 5,5 milhões de pessoas em idade de trabalhar, ou seja, com idade a partir de 14 anos. A população ocupada é de estimada em 3,2 milhões de pessoas. Goiânia terminou o ano com o segundo menor índice de desempregados entre as capitais, com 7,1%. A cidade goiana perdeu apenas para Campo Grande, no Mato Grosso do sul, que possui 5,7%.
 A taxa média anual de desocupação é de 10,5%. Segundo o PNAD, é a maior desde que o levantamento começou a ser feito, em 2012. Já no último trimestre, a porcentagem de desempregados ficou 9,4%. Assim, Goiás ficou na 21ª posição em relação aos estados.
“Isso representa que o mercado de trabalho ainda está apertado, está complicado se recolocar, e que isso torna o mercado segregador, é dada preferência às pessoas brancas, homens e com maior escolaridade. O empresário pode escolher porque tem muitas opções”, disse em entrevistao superintendente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Goiás, Edson Roberto Vieira.
Para o superintendente, outra consequência da redução da oferta de emprego formal é a redução do número de trabalhadores com carteira assinada. Dos 3,2 milhões de ocupados, 431 mil pessoas não estão registradas.

Veja Também