26 de maio de 2018 - sábado

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cultura
Cinema e pipoca
13/03/2018 | 13h57
Fernanda Montenegro e Fernanda Torres fazem dobradinha no Curta!
Canal independente exibe filmes importantes do início de carreira das duas atrizes

Guilherme Araujo*

A relação entre Fernanda Montenegro e Fernanda Torres vai muito além dos laços de família. Mãe e filha, encaradas como ícones das artes e da teledramaturgia brasileira, já deram vida a papéis importantes nas mais variadas esferas. 

Montenegro, que atualmente interpreta a mística Mercedes no horário nobre da TV Globo, foi a responsável pela montagem de peças emblemáticas como O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues. Não o bastante, concorreu ao Oscar em 1999, por sua atuação no longa Central do Brasil, dirigido por Walter Sales.

Não atrás, a filha, Fernanda Torres, é considerada uma das mais importantes atrizes e roteiristas da atualidade, tendo recentemente se dedicado à literatura. O resultado dessa fusão é o bem-sucedido romance A Glória e Seu Cortejo de Horrores, publicado pela Companhia das Letras no fim do último ano.

Justamente a fim de enaltecer a experiência de sobra que o trabalho de ambas reúne, o canal independente Curta!, responsável por acolher a experimentação e por ser parceiro de autores, artistas, criadores e produtores igualmente independentes exibe no programa Quarta de Cinema, nesta quarta-feira (14), às 14h, uma dobradinha de filmes estrelados pelas duas atrizes, participantes da faixa A vida é curta, que reúne ficções sombrias .

No catálogo estão A Dama do Estácio, curta-metragem de Eduardo Ades e baseado no filme A Falecida, de Leon Hirszman. Considerado um marco na carreira de Fernanda Montenegro por ter sido sua estreia nas telonas, em 1965, a atriz encena a prostituta Zulmira, uma mulher obcecada pela ideia da própria morte. 

Ao longo do desenrolar da trama, ela busca, ao lado de grandes nomes como Nelson Xavier e Joel Barcellos, realizar a compra de um caixão.

Em seguida, Fernanda Torres protagoniza ao lado do ator Raul Barreto o filme Esconde-esconde, produção premiada em importantes festivais do Brasil e Europa no fim dos anos 1990. 

Na trama, um casal fica trancado em uma casa isolada em uma noite chuvosa. Para passar o tempo, tomam a decisão de brincar de esconde-esconde, sem saber que algo terrível pode acontecer.

*Guilherme Araujo é integrante do programa de estágio do jornal OHoje.com, sob orientação de Naiara Gonçalves (Foto: Reprodução)

 
Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)