Terça-feira, 10 de dezembro de 2019
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Cidades

Viadutos da Av. T-63 e Praça do Ratinho serão reformados

Postado em: 25-04-2018 às 14h00
Dois planos de intervenção estão em avaliação. Valor do investimento ainda não foi calculado

Após uma série de reclamações originadas por quedas de parte das estruturas de dois dos mais importantes viadutos da capital, a Prefeitura de Goiânia anunciou nesta terça-feira (24) que as estruturas dispostas na Av. T-63 e da Praça do Ratinho passarão por reforma. Por meio de nota, os responsáveis pela obra confirmaram que no momento já está em trânsito a licitação para compra de materiais de construção.

Com previsão de início para a primeira quinzena de maio, a etapa em questão terá prazo médio de um mês. Em seguida, as obras terão um novo prazo, de até 20 dias, para começar. O motivo da reforma seria um alto número de reclamações recebidas em virtude da quedas de placas de alumínio na via, pertencentes às várias hastes dos viadutos.

Importantes por compreenderem vias estratégicas da cidade, as obras foram inaugurados pela prefeitura em no fim dos anos 2000 – em 2007, foi a vez do viaduto João Alves de Queiroz: construído onde existia a Praça Simão Carneiro, também conhecida como Praça do Chafariz, o complexo liga o Setor Bela Vista ao Setor Bueno.

No ano seguinte, foi a vez do viaduto Lafit Sebba, que compreende o cruzamento entre as avenidas 85, D e 88, ponto amplamente conhecido por populares como Praça do Ratinho.

Procurada, a assessoria de imprensa da Secretaria de Infraestrutura do município (Seinfra) informou que ainda não há um valor específico definido para o investimento e que estudos tem sido feitos neste momento para avaliar a situação.

A princípio, estão na pauta duas hipóteses de restauração: a primeira delas consiste apenas na substituição das placas de alumínio em um processo já semelhante ao que havia sido projetado na inauguração das estruturas, há uma década.

A segunda dá conta da retirada das placas para a produção de uma intervenção artística, que deve contar com a participação de grafiteiros de todo o estado e que ainda é estudada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Na tarde desta quarta-feira (25), o prefeito Íris Rezende se reuniu com engenheiros e arquitetos responsáveis pela a fim de avaliar o que pode ser feito. Por meio de nota, a Seinfra confirmou ainda que as obras devem causar interdição em algum ponto das vias cortadas pelas estruturas, embora ainda não se saiba maiores detalhes, como quando ou por quanto tempo.

Dois espelhos d'água foram construídos sob o viaduto da Avenida T-63, aludindo às fontes consideradas cartão postal da cidade. Já na Praça do Ratinho, criou-se uma trincheira, com o objetivo de desobstruir o fluxo de veículos da Avenida 85, ligando-as aos setores Oeste, Marista e Sul.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar