Mais de 95% da população alvo já foi vacinada contra Influenza

Campanha ainda não atingiu a meta nos grupos das crianças de seis meses a menores de cinco anos, de gestantes e pessoas privadas de liberdade

Postado em: 22-05-2018 às 14h40
Por: Victor Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 95% da população alvo já foi vacinada contra Influenza
Campanha ainda não atingiu a meta nos grupos das crianças de seis meses a menores de cinco anos, de gestantes e pessoas privadas de liberdade

Victor Lisita*

A Campanha de Vacinação contra a Influenza já imunizou 95,78% das pessoas que integram os grupos prioritários em Goiás. O balanço parcial da campanha, divulgado na manhã desta terça-feira (22) pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), revela que 1.589.684 pessoas já receberam a dose que protege contra a Influenza. A campanha é realizada no Estado desde o dia 13 de abril e prossegue até o dia 1º de junho nos centros de saúde de todos os municípios goianos.

Continua após a publicidade

Embora o total de pessoas vacinadas seja superior a 95%, a campanha ainda não atingiu a meta nos grupos das crianças de seis meses a menores de cinco anos, de gestantes e pessoas privadas de liberdade.

De acordo com o último boletim epidemiológico da SES-GO, o número de mortes confirmadas por gripe H1N1 chegou a 44 no Estado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (22). No Brasil, o total de óbitos subiu para 214, segundo o Ministério da Saúde.

Os óbitos aconteceram em ao menos 17 municípios: Goiânia, Silvânia, Araguapaz, Rialma, Trindade, Jataí, Aragoiânia, Formosa, Hidrolândia, Morrinhos, Campo Alegre de Goiás, Rio Verde, Jaupaci, Carmo do Rio Verde, Palmeiras de Goiás , Aparecida de Goiânia e Anápolis.

A SES-GO alerta às gestantes e aos pais ou responsáveis pelas crianças para comparecerem aos postos de saúde para a aplicação da dose. Os gestores dos municípios, responsáveis pela execução da vacinação, foram orientados a fazer uma busca ativa, através do programa Estratégia de Saúde da Família, por meio de visitas às creches e de consultas das gestantes no pré-natal.

A campanha de vacinação no Estado já passou pelas fases específicas, em que o grupo de idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com doenças cardíacas e respiratórias graves; gestantes, puérperas, crianças e professores receberam as doses separadamente. Desde o dia 12 de maio, a imunização é voltada para todos os grupos prioritários.

Os indígenas podem receber a vacina durante todo o período da campanha. Já presos e funcionários do sistema prisional são imunizados após agendamento feito a critério do município.

*Victor Lisita é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje, sob a supervisão de Naiara Gonçalves. 

Veja Também