Exposição Agropecuária de Goiânia: Diversão e para todas as horas

Animais são atração principal da programação diurna da 73ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás. Evento é realizado no Parque de Exposições Altamiro de Moura Pacheco até o próximo dia 27 de maio

Postado em: 23-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Exposição Agropecuária de Goiânia: Diversão e para todas as horas
Animais são atração principal da programação diurna da 73ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás. Evento é realizado no Parque de Exposições Altamiro de Moura Pacheco até o próximo dia 27 de maio

Denise Soares

Continua após a publicidade

Cadeia do Boi, Museu Agropecuário, Suinocultura, Galeria dos Garanhões e palestra técnica sobre o agronegócio. Estas são algumas das atrações da programação diurna da 73ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás, que segue até o próximo domingo (27), no Parque de Exposições Altamiro de Moura Pacheco, situada no setor Nova Vila, em Goiânia. Com portes distintos e raças variadas de equinos, suínos, caprinos, ovinos e bovinos, capturam os olhares atentos de crianças e adultos.

A engenheira civil Katie Manso, de 36 anos, e o esposo também engenheiro civil, Leonardo Junqueira, de 31 anos, fizeram questão de levar os dois filhos pequenos para conhecer os animais. “É a primeira vez que viemos na exposição com as crianças. Eles estão adorando, ficaram encantados com os mini animais”, disse. Natural de Inhumas, Katie destaca que já foi a outras exposições agropecuárias em sua cidade, mas que a tradicional festa goiana se destaca.

Segundo a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), organizadora do evento, este ano a exposição conta com a presença de cerca de 800 animais bovinos de elite e mais 1 mil animais de gado participando dos leilões; 300 cavalos de várias raças fazem parte de uma grande galeria aberta, chamada de Galeria dos Garanhões de Equinos; na área de animais  de pequeno porte, mais de 200 outros animais caprinos e ovinos e cerca de 60 suínos; além de uma granja, com todas as escalas na cria e reprodução de suínos, incluindo reprodutores com cerca de 300 quilos de peso.

Projeto Escola

Além de famílias e empresários do ramo, a programação é voltada para o Projeto Escola, que recebe alunos de escolas públicas e particulares da Grande Goiânia, acompanhados de monitores. Cerca de 1,7 milhões de crianças e jovens já passaram pelo projeto. A expectativa da organização para 2018 é um aumento em torno de 20% no número de crianças. Algo em torno de 15 mil pessoas. Além de aprender um pouco mais sobre a criação e manejo dos animais e atribuição de cada raça no campo, os estudantes podem ser contemplados com premiação pelas três melhores redações feitas pelos alunos visitantes, cujo tema é o Agronegócio e a 73ª Festa Agropecuária do Estado de Goiás.

A Escola Municipal Marechal Castelo Branco, que fica situada no Setor Santa Maria, em Goiânia participou do projeto nesta terça-feira (22) com cerca de 70 alunos acompanhados de diversos monitores. O pedagogo Marco Antônio Alves da Silva, 38 anos, acompanhava um grupo de 10 alunos da instituição, com faixa etária entre 10 e 12 anos. “Os alunos estão gostando muito do passeio. Trouxemos eles para ver de perto os animais e aprender um pouco mais sobre o agronegócio”, explica.

Com olhar atento e jeito tímido, o aluno do sexto ano, Arthur Pereira, 11 anos, acompanhava o professor pelos pavilhões. Questionado sobre o animal que mais lhe chamou atenção disparou, “os porcos, nunca tinha visto antes”. Além de aprender um pouco mais sobre a criação e manejo dos animais e atribuição de cada raça no campo, os estudantes podem ser contemplados com premiação pelas três melhores redações feitas pelos alunos visitantes, cujo tema é o Agronegócio e a 73ª Festa Agropecuária do Estado de Goiás.

Projeto Terceira Idade

As manhãs e tardes desta 73ª edição da exposição agropecuária também são movimentadas pelo projeto Terceira Idade. Vários idosos de asilos, centros de convivência e grupos comunitários de até 90 anos são recebidos no parque pela Diretoria Social da SGPA. Ao percorrerem pelo espaço os olhares experientes e cansados também são capturados pela beleza e porte dos animais.

Outro ponto alto para o mais velhos é o momento de confraternização da turma. De acordo com a SGPA, o intuito é “é agregar, socializar e valorizar a autoestima de quem vence o tempo a cada dia.” As Festas Agropecuárias de Goiânia receberam mais de 25 mil idosos no Projeto Terceira Idade em 10 anos de existência. 

Evento também é alvo de críticas por parte da vizinhança 

Não são só os elogios que perfazem a história da já tradicional Exposição Agropecuária do Estado de Goiás. Ano após ano, a festa palco de grandes negociações no setor, exposição de animais e show de grandes nomes da música sertaneja, é alvo também de críticas e reclamações de moradores, comerciantes, motoristas e transeuntes.

Antes da 73ª edição, cogitou-se a hipótese de retirar o Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia do Setor Leste Vila Nova, mas a possibilidade foi descartada no último dia 14 pelo presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Tasso Jayme. “O parque faz parte da história da cidade e da cultura goiana. Foi prospectada a possibilidade de mudança de local, mas não foi levada adiante essa possibilidade”, sublinha.

Ainda segundo o presidente, a mudança do local poderia trazer prejuízos financeiros para a comunidade local, uma vez que a festa fomenta a economia. “Os vizinhos também têm atividade econômica durante a festa. Traz somente benefícios para a população da vizinhança”, avalia. Além disso, para Tasso Jayme a retirada do parque poderia trazer transtornos maiores. “Se o parque saísse, teríamos, sem sombra de dúvidas, mais de 50 prédios construídos naquela área, o que geraria tumulto nos 365 dias do ano”, completa.

Este ano a programação de leilões, máquinas, insumos, material genético, semente, mogno africano, julgamentos, Cadeia Produtiva do Boi, Galeria dos Garanhões e shoppings de bovinos, venda de veículos e outros, os negócios deverão render cerca de R$ 80 milhões em comercialização. 

Veja Também