Prefeitura e TJGO firmam parceria em projeto de paz nas escolas

Apelidada de "Projeto Pilares", a iniciativa é de autoria da juíza auxiliar da Corregedoria, Sirlei Martins da Costa

Postado em: 23-05-2018 às 18h00
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura e TJGO firmam parceria em projeto de paz nas escolas
Apelidada de "Projeto Pilares", a iniciativa é de autoria da juíza auxiliar da Corregedoria, Sirlei Martins da Costa

Uma iniciativa firmada entre a Prefeitura de Goiânia e o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) promete lançar luz sobre os conflitos em instituições de ensino e na comunidade escolar da capital. Em reunião na tarde desta terça-feira (22), um termo técnico foi assinado por ambas as entidades a fim de garantir a realização do projeto.

Com solenidade realizada no gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado, estiveram presentes na ocasião o prefeito de Goiânia, Íris Rezende; o secretário de Educação e Esporte, professor Marcelo Costa; o presidente do TJ-GO, desembargador Gilberto Marques Filho; o corregedor-geral de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes; e juízes auxiliares e corpo diretivo da SME.

Continua após a publicidade

Apelidada de “Projeto Pilares”, a iniciativa é de autoria da juíza auxiliar da Corregedoria, Sirlei Martins da Costa. Ela afirma que têm feito o contato entre TJGO e SME e frisa a importância da comunicação não-violenta para a paz na sociedade.

O projeto tem como objetivo criar resoluções e prevenção de conflitos existentes no ambiente escolar a partir do conceito da Justiça Restaurativa, já aplicada no sistema judiciário goiano.

Do ponto de vista da educação, o secretário de Educação e Esporte de Goiânia, professor Marcelo Costa, ressaltou que é necessário propiciar um ambiente educacional adequado para que o aprendizado da criança seja eficiente, sendo a cultura de paz parte do processo.

O prefeito Iris Rezende contou sobre a necessidade de se ter projetos de resolução de conflitos em um mundo que evoluiu a ponto de estar num fluxo e rapidez de informações muito grandes. A parceria vai contar com 12 instituições piloto do projeto, uma delas é o Cmei Minervina Maria de Sousa, no Recanto das Minas Gerais. 

Veja Também