Quinta-feira, 28 de março de 2024

Romaria espera receber 2,5 milhões de fiéis este ano

Com o apoio do governo do Estado o evento será realizado entre 22 de junho a 1 de julho

Postado em: 24-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Romaria espera receber 2,5 milhões de fiéis este ano
Com o apoio do governo do Estado o evento será realizado entre 22 de junho a 1 de julho

Raunner Vinícius Soares*

A Romaria do Divino Pai Eterno que acontece em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, com o tema, “Pai Eterno, Somos Teus Filhos”, espera receber 2,5 milhões de pessoas durante os dez dias de festa. O objetivo do evento é enaltecer o trabalho feito pelos chamados leigos, os que trabalham em várias áreas dentro da igreja, desde o atendimento aos fiéis até mesmo o auxílio aos padres. 

A festa foi anunciada na noite da última terça-feira (22), durante coquetel no Hotel Liguori, em Trindade. Foi apresentado, também, a programação oficial prevista para os dez dias da festa, que será realizada entre 22 de junho e 1º de julho.  O prefeito ressaltou no coquetel o apoio do Governo do Estado para receber os romeiros esperados neste ano.

Continua após a publicidade

De acordo com o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Padre Edinisio Pereira, a programação prevista para os dez dias de festa terá mais um horário de missa incluído, a pedido dos próprios romeiros. “Seguimos com a programação dos anos anteriores, com exceção para uma missa, que será celebrada diariamente, às 22h. Então, teremos Alvorada Festiva, Procissão da Penitência, Novenas, Novenas Solene, Missas de hora em hora, confissões o dia todo, Batismo e o Sacramento da Eucaristia”, disse.

Segundo o reitor, a escolha do tema foi inspirada no Ano do Laicato, proclamado pelo Papa Francisco e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para 2018. “Daremos todo o destaque para a participação e trabalho dos leigos dentro da Igreja, onde eles vivem a sua fé, mas de tal modo que ela estenda-se às suas famílias, locais de trabalho e onde mais ele está inserido e exerce a extensão da sua vida de fé”, pontuou.

Para o reitor, a Romaria sempre é tempo de oração e grandes reflexões sobre o trabalho da Igreja, bem como sobre as dificuldades vividas no mundo atual. “Acreditamos que o Pai Eterno traga mais esperança para a Igreja, política, de modo geral no Brasil e no mundo. Que todos venham à Trindade movidos pela fé. Tracem seus objetivos espirituais para os dias de Festa ao Pai Eterno. Sempre reforçamos durante as Romarias: que venham, participem e sejam continuadores da mensagem do Evangelho que será transmitida aqui em Trindade. Acolhemos a todos, os que vêm de perto ou de longe, sejam bem-vindos, unidos pela fé e oração”, concluiu Padre Edinisio.

Importância histórica

Sobre a importância da Romaria para a Capital da Fé de Goiás, o prefeito de Trindade, Jânio Darrot, destacou que a cidade é conhecida mundialmente por sua história de fé iniciada em 1840, quando o Medalhão com a Imagem da Santíssima Trindade foi encontrado. “Trindade nasceu e cresceu da fé no Divino Pai Eterno. Hoje, a Romaria movimenta a economia e comércio local, pousadas, hotéis e restaurantes. Realmente, é uma Festa que movimenta de forma geral e, sem dúvida nenhuma, o turismo religioso é a maior fonte de geração de renda e emprego em nossa cidade”, concluiu o prefeito. (Raunner Vinícius Soares é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também