Racha provoca grave acidente na GO-020

Acidente automobilístico deixou três amigos mortos e um ferido na madrugada de quarta-feira (23)

Postado em: 24-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Racha provoca grave acidente na GO-020
Acidente automobilístico deixou três amigos mortos e um ferido na madrugada de quarta-feira (23)

Victor Lisita*

Um racha ocasionou o grave acidente que deixou três amigos mortos e um ferido na madrugada de quarta-feira (23). O carro em que eles estavam, um Audi A3, capotou no viaduto que dá acesso ao Alphaville Flamboyant, na GO-020, em Goiânia, e ficou completamente destruído. A Delegacia Especializada em Investigações de Crimes de Trânsito (Dict) conversou com o sobrevivente e foi informada que a velocidade no momento do acidente estava entre 150 e 160 Km/h.

As vítimas seguiam no sentido Bela Vista/Goiânia quando o condutor do veículo, Guilherme Santos Bessa, 28 anos, perdeu o controle da direção, colidiu contra o meio fio e capotou no viaduto. Além do rapaz, Raphael Godoy Lorenzo, de 23, e Eduardo Mendes Fernandes Borges, 31, morreram na hora. O quarto passageiro do carro, Edmar Machado, de 23, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado em estado grave para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). O estado de saúde dele é regular e segue em observação.

Continua após a publicidade

Ainda na manhã de quarta, a Dict divulgou uma nota com esclarecimentos sobre o acidente. De acordo com a delegacia, Edmar Machado contou que o motorista era proprietário de uma empresa especializada em aumentar a potência de veículos e teria convidado o sobrevivente para “acelerar” na GO-020 após terminar um serviço em um VW Jetta. Os amigos foram para a rodovia depois de se encontrarem em um posto de combustíveis na Avenida 136. A Polícia Civil (PC) informou que outros 20 veículos também foram até o local para praticar racha. 

A competição automobilística deveria ir até a barreira da Polícia Militar (PM), segundo o relato da vítima. No momento do acidente, o Audi A3 seguia o VW Jetta, que estava a cerca de 200 Km/h. A Dict ainda não conseguiu identificar o dono do segundo veículo. Se encontrado, ele pode ser indiciado por homicídio culposo com agravante de dolo eventual, o que significa que o motorista não teve a intenção de matar, mas assume o risco. 

Uma das vítimas, Eduardo Borges, estava em Goiânia desde a última sexta-feira (23), quando veio de Uberlândia (MG) para vender um veículo. Os corpos dos três jovens foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) da Capital.

Perigo

Conhecida por ser uma rodovia onde condutores praticam rachas, a GO-020 já foi palco de outros acidentes envolvendo competições automobilísticas. Em setembro de 2016, um motociclista morreu enquanto realizava um racha com um carro no local. Ele foi arremessado a mais de 100 metros e morreu na hora. No mesmo mês, uma operação da Dict prendeu oito pessoas responsáveis pela mesma prática criminosa. 

Em outubro de 2017, a controladora de tráfico Luciana Souza, de 35 anos, e a filha, Emilye Carolayne Souza Ferreira, de 17, foram atingidas por uma caminhonete que participava de um racha no cruzamento das Avenidas Rio Verde e Maria Cardoso. As duas estavam em uma moto quando foram atingidas pelo veículo a 101 Km/h. A mãe não resistiu e faleceu pouco tempo depois.

*Victor Lisita é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje, sob a supervisão de Naiara Gonçalves.

Veja Também