Secima planeja prevenção contra incêndios florestais

A previsão é que até meados de julho os aceiros negros já tenham sido concluídos e também os 94 quilômetros de extensão dos aceiros mecânicos

Postado em: 18-06-2018 às 18h15
Por: Lucas de Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Secima planeja prevenção contra incêndios florestais
A previsão é que até meados de julho os aceiros negros já tenham sido concluídos e também os 94 quilômetros de extensão dos aceiros mecânicos

Em reunião realizada nesta segunda-feira (18/06), a Secima, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, o Ibama e o consórcio Triunfo Concebra ajustaram a parceria para as ações estratégicas de prevenção contra incêndios florestais no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp). Na oportunidade, a principal ação discutida foi a queima controlada preventiva, denominada aceiro negro.

De acordo com o superintendente de Proteção Ambiental e Unidades de Conservação, Luciano de Moura, a abertura na vegetação, feita para impedir o progresso de incêndio florestal, é uma ação preventiva de suma importância e que requer apoio dos parceiros. “Nos anos anteriores, nós tivemos incêndios de grandes proporções neste parque. Agora precisamos trabalhar preventivamente pensando na segurança da flora e da fauna, mas também de quem trafega pela BR-060 e de quem trabalha no combate aos incêndios”, disse.

Continua após a publicidade

Pré-definida para a segunda semana de julho, a ação de prevenção será iniciada com o treinamento teórico da equipe da Secima pelo Corpo de Bombeiros e terá uma etapa concluída com a construção dos aceiros negros entre os dias 6 e 8 de julho. Para Marcelo Pacheco, coordenador do Peamp, a maior preocupação no feitio desses aceiros, quando será provocada uma queima controlada da vegetação às margens da rodovia, é a segurança. “Nós chegamos à conclusão mais segura possível com auxílio das informações técnicas dos nossos parceiros. Faremos os aceiros dividindo a queima em pequenas áreas, o que diminui os riscos à vegetação, à equipe de trabalho e à rodovia”, afirmou.

A previsão é que até meados de julho os aceiros negros já tenham sido concluídos e também os 94 quilômetros de extensão dos aceiros mecânicos. De acordo com representantes da Polícia Militar Ambiental, deste período até o início do período chuvoso, em outubro, também serão intensificados os trabalhos de patrulhamento náutico e com viaturas dentro do Peamp, para que se identifique possíveis focos e se consiga combater o fogo com mais rapidez. 

Veja Também