Assinado documento que garante investimento em cidades históricas

O documento busca garantir a continuidade de investimentos federais, estaduais e municipais na requalificação urbana de cidades históricas

Postado em: 15-08-2018 às 17h05
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Assinado documento que garante investimento em cidades históricas
O documento busca garantir a continuidade de investimentos federais, estaduais e municipais na requalificação urbana de cidades históricas

Flávio Peixoto. (Foto: Reprodução)

Da Redação 

O secretário Estadual de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce/GO) , Flávio Peixoto participou nesta quarta-feira (15) do encerramento do Seminário Internacional sobre Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial do Brasil e Assinatura da Carta de Goiás, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na ocasião, ele representou o governador José Eliton. O objetivo do evento foi promover a troca de experiências na gestão dos 14 sítios culturais, avaliados com valor universal para a humanidade.

Continua após a publicidade

Ao final do encontro, foi assinada a Carta de Goiás, documento que busca garantir a continuidade de investimentos federais, estaduais e municipais na requalificação urbana de cidades históricas. Flávio Peixoto disse que o evento proporciona troca de experiências entre especialistas e incentiva a cultura. “A cidade de Goiás é patrimônio histórico. Esse evento é muito importante, pois gera compromisso com Estado e com governo federal. E o governador José Eliton tem incentivado cultura e feito investimentos”, assegura.

Também estiveram presentes, entre outras autoridades, os ministros da Cultura, Sérgio Sá Leitão; do Turismo, Vinicius Lummertz; do Meio Ambiente, Edson Duarte; a representante do Ministro das Cidades, Socorro Gadelha Campos; a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, além de prefeitos de 14 sítios culturais brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial.

Modelo

– A cidade de Goiás é modelo de gestão e se tornou referência do maior programa de investimentos em Patrimônio Cultural no Brasil, o PAC Cidades Históricas.

– Com seis grandes obras de requalificação urbana concluídas nos três últimos anos, o programa investiu um total de R$ 30,3 milhões em Goiás.

– O município foi, por isso mesmo, escolhido como sede do Seminário Internacional Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil, que contou com a participação do Centro do Patrimônio Mundial e especialistas estrangeiros, de cidades reconhecidas pela Unesco, na Europa. 

Veja Também