Saúde promove palestras sobre sarampo e poliomielite

O ciclo de palestra é aberto aos profissionais das redes pública e particular que tiverem interesse em ampliarem seus conhecimentos sobre a questão

Postado em: 16-08-2018 às 11h10
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Saúde promove palestras sobre sarampo e poliomielite
O ciclo de palestra é aberto aos profissionais das redes pública e particular que tiverem interesse em ampliarem seus conhecimentos sobre a questão

Da Redação 

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), realiza na próxima sexta-feira, dia 17, um Ciclo de Palestras sobre Aspectos Clínicos e Epidemiológicos do Sarampo e da Poliomielite.

Continua após a publicidade

O evento, que tem como objetivo promover a atualização dos profissionais de saúde sobre o tratamento destas duas doenças será realizado no Teatro Asklepiós, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. O ciclo de palestra é aberto aos profissionais das redes pública e particular que tiverem interesse em ampliarem seus conhecimentos sobre a questão.

Com o desenvolvimento desta ação, a SES-GO assume o compromisso de possibilitar o tratamento efetivo de sarampo e poliomielite (paralisia infantil), caso sejam confirmados casos destas duas doenças no território goiano. Goiás está em estado de alerta devido à entrada no País do vírus do sarampo por meio de moradores da Venezuela e aos registros de casos da doença em Roraima, Amazonas, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo. Além disso, há casos de poliomielite em outros países.

Segundo dados da SES o último caso de sarampo em Goiás foi registrado em 1999. Já a poliomielite, foi erradicada no Brasil em 1994, motivo pelo qual os profissionais que se formaram nos últimos anos não tiveram a oportunidade de atuar na identificação e tratamento dos casos destas duas doenças.

As palestras serão ministradas por profissionais com vasta experiência na área. Já confirmaram presenças o infectologista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Kleber G. Luiz; o neurologista Sérgio Rosemberg, membro do Comitê Nacional de Certificação da Erradicação da Poliomielite, e a alergista e imunologista responsável pelo Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie) da SES-GO e diretora da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia – Regional de Goiás, a médica Lorena de Castro Diniz.

Prevenção

Para prevenir a ocorrência de casos das duas doenças, a SES-GO está coordenando em todo o Estado, desde o último dia 6, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. O Dia D da campanha acontecerá no próximo sábado, 18 de agosto, em todo o Estado. Leonardo Vilela conclama os pais ou responsáveis das crianças de um ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias a vaciná-las contra estas duas graves doenças.

“A vacina é o meio mais eficaz de prevenir essas duas doenças. O sarampo pode causar a morte das crianças e a poliomielite deixa sequelas graves, que limitam a vida da pessoa”, destaca o secretário da Saúde Leonardo Vilela.

A campanha prossegue até 31 de agosto com a meta de imunizar contra as duas doenças 95% das crianças que estão incluídas na população-alvo, o que representa 346.364, de um total de 364.626. Além de imunizar a criança individualmente, a vacinação durante a campanha protege a população de forma coletiva. As crianças vacinadas contra a paralisia infantil transmitem o vírus vacinal ao meio ambiente. 

Veja Também