Morre o ‘Papa do Colunismo Social’, Jornalista Lourival Batista

A família de Lourival relatou que o local do velório e sepultamento será anunciado em momento oportuno

Postado em: 18-09-2018 às 08h50
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Morre o ‘Papa do Colunismo Social’, Jornalista Lourival Batista
A família de Lourival relatou que o local do velório e sepultamento será anunciado em momento oportuno

Da Redação

Faleceu na madrugada desta terça-feira (18), o jornalista
Lourival Batista Pereira. Segundo informações ele foi encontrado desacordado
por volta das 4h, em sua casa. O velório ocorre nesta tarde no Cemitério Jardim das Palmeiras e o enterro está previsto para às 17 horas no Cemitério Santana.

Continua após a publicidade

Considerado o ‘Papa do Colunismo Social’, Lourival fez
história durante sua carreira como jornalista em Goiás. Trabalhou no O Popular
na década de 50, considerado um dos mais brilhantes profissionais da área da
comunicação.

Era fun­cio­ná­rio da Cai­xa Eco­nô­mi­ca Fe­de­ral (CEF) an­tes de, na im­pren­sa, vir a ser conhecido o Rei do Co­lu­nis­mo So­ci­al no cenário goiano. Ti­nha bo­as fon­tes e uma no­tí­cia in­se­ri­da em um pa­rá­gra­fo de pou­cas li­nhas.

Em janeiro deste ano, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) homenageou o goiano Lourival Batista Pereira com a comenda do Mérito Anhanguera, a mais alta honraria concedida pelo Estado.

“Esta homenagem é até um pouco demorada, mas nunca é tarde. Concordo com os que disseram que homenagens devem ser feitas durante a vida. Decano do jornalismo goiano e comunismo social, Lourival ou LBP, como ficou conhecido, é um orgulho para todos os goianos.

Ele fundou e presidiu a Associação Goiana de Imprensa e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Goiás.  

Hoje, a candidata a vice-governadora Raquel Teixeira (PSDB) divulgou nota de pesar:

“Ao correr do teclado” era a frase emblemática do nosso querido jornalista Lourival Batista Pereira, carinhosamente conhecido como LBP, um pioneiro do colunismo social, que fez história em Goiás e nos deixou hoje com um sentimento de tristeza por sua ausência, mas de gratidão por sua existência e singular contribuição à comunicação em Goiás. Foi com essa frase em uma placa que eu tive a alegria e a oportunidade de homenageá-lo, durante uma confraternização no início do ano passado com muitos colegas colunistas no restaurante Assoluto, do nosso amigo em comum, Elpídio Fiorda. LBP foi o primeiro colunista social de Goiás assinando a coluna “Na Sociedade” do jornal O Popular, por 22 anos consecutivos, de 1953 a 1975. Foi o fundador e primeiro presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás, no período de 1971 a 1973 e assinou colunas nos jornais Folha de Goiás, Diário da Manhã, Tribuna do Planalto, Opção e Revista People. Vá com Deus e fique na luz, LBP! Meus sentimentos à família e amigos.”  

Matéria atualizada às 14h40. 

Veja Também