24 de abril de 2019 - quarta-feira

Euro R$ {{cotacao.EUR.valor | number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cidades
educação
21-03-2019 | 11h00
Rede Municipal amplia ensino de robótica nas escolas
Iniciativa visa estimular o interesse pela robótica e a importância do ensino multidisciplinar

Da Redação

O Makers é um projeto de robótica em parceria da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Tecnologia (Sedetec), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Instituto Federal de Goiás (IFG) que objetiva capacitar e oferecer suporte aos professores da rede municipal de ensino na inserção de atividades robóticas nas escolas. A tecnologia consegue interagir com as outras disciplinas, conforme o professor desejar, seja Matemática, Geografia, Física, Ciências, entre outras.

A primeira ação de 2019 será a formação de 32 professores efetivos de diferentes escolas da rede municipal, do Núcleo de Tecnologia Educacional, do departamento pedagógico que se interessam em trabalhar nessa área. A formação começa nesta quinta-feira, 21, e o curso acontecerá em cinco encontros de quatro horas cada, uma vez por semana, no turno vespertino no IFG, Campus Goiânia, ministrado pelo professor Cláudio Fleury, do IFG, e pela equipe do Pequi Mecânico, da UFG.

Nesse primeiro momento, 14 escolas serão contempladas pelo projeto, a partir de abril, logo após a preparação dos professores. No encerramento do semestre haverá entre as equipes formadas uma competição com o intuito de preparar os alunos da rede municipal para futuras competições da área, como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), por exemplo. Os alunos se interessam pela tecnologia e com as parcerias formadas é possível levá-los a novos conhecimentos e estimular o pensamento crítico e criativo para a vida escolar e profissional no futuro.

Robótica na SME

A robótica criativa já está presente em escolas da rede e a SME tem como objetivo expandir ao máximo para que mais alunos tenham acesso a esse conhecimento que vem ganhando espaço no mercado atual. Em busca de desenvolver conhecimentos básicos de mecânica, cinemática, hidráulica, informática e inteligência artificial, são utilizados recursos pedagógicos para que se estabeleça um ambiente escolar agradável.

Serviço

Assunto: Rede Municipal amplia ensino de robótica nas escolas

Local: IFG – Campus Goiânia

Data/ Hora: 21 de março de 2019, 13h

Contato: Assessoria de Comunicação – SME

 
(62) 3095-8700