Nova empresa de compartilhamento de patinetes elétricos chega a Goiânia

A novidade, dessa vez, é poder realizar o pagamento em dinheiro

Postado em: 17-04-2019 às 18h00
Por: Isabela Maria Moraes Serra
Imagem Ilustrando a Notícia: Nova empresa de compartilhamento de patinetes elétricos chega a Goiânia
A novidade, dessa vez, é poder realizar o pagamento em dinheiro

Da Redação

Desde a última terça-feira (16) a empresa de soluções de mobilidade urbana individual, Yellow vem oferecendo a opção de compartilhamentos de patinetes elétricos em Goiânia. Essa já é uma realidade que os goianienses conhecem, já que desde março passado a empresa Grin inaugurou este tipo de segmento na capital. 

Continua após a publicidade

A Yellow irá atender aos mesmos bairros que a Grin já disponibiliza seus veículos, região entre os bairros Setor Bueno, Setor Marista, Setor Bela Vista, Setor Nova Suiça e Setor Oeste. O valor também é o mesmo: R$ 3 o desbloqueio + R$ 0,50 a cada minuto de uso. “Nossa atuação em Goiânia começa com uma área total de 7,8 quilômetros quadrados. A intenção é ir crescendo aos poucos”, explica Marcel Bely, gerente de Relações Públicas da Yellow.

A grande diferença da empresa são as formas de pagamento. Enquanto a Grin disponibiliza apenas a opção do cartão de crédito cadastrado no app para quitar o valor, a Yellow oferece a possibilidade do pagamento em dinheiro. Para isso o usuário tem de comprar créditos em bancas de jornal e lojas espalhadas pela cidade, que vão receber o valor em espécie e transferir, na hora, o montante para o app do usuário, como já acontece com as recargas de celular.

Os patinetes estarão disponíveis todos os dias da semana das 6 às 22 horas em um dos pontos privados parceiros. São disponibilizados todas as manhãs os veículos nesses locais; já o usuário pode encerrar a corrida em um desses pontos ou em qualquer local da área de atendimento, contanto que tome cuidado para não atrapalhar o fluxo de pedestres. Os patinetes podem ser estacionados em vagas públicas e gratuitas, também utilizada por automóveis. Neste caso o patinete deve ser estacionado na perpendicular, da mesma forma que ocorre com as motocicletas. No final do dia a empresa recolhe os patinetes para recarga, manutenção e limpeza. E na manhã seguinte, os disponibiliza novamente para uso nos pontos privados.

Segurança

Os patinetes possuem buzina, farol noturno, luz indicadora de freio, indicador de velocidade e bateria, freio motor e mecânico, todos os requisitos previstor por lei. Eles podem circular nas calçadas com até 6km/h ou nas ciclovias e ciclofaixas com velocidade máxima de 20km/h.

As dicas para usar o meio de transporte de forma correta são: 

– Antes de sair, planeje o caminho.

– Use sempre o capacete bem preso à cabeça e ajustado adequadamente.

– Não trafegar com mais de 1 pessoa;

– Idade mínima de 18 anos para locação de equipamentos;

– Dê sempre preferência ao pedestre. Lembre-se: o pedestre é o mais vulnerável. É obrigação de todos cuidar da sua segurança.

– Não use celular nem fone de ouvido enquanto conduz o patinete. Esteja atento a sua condução.

– Respeite sempre os semáforos e as sinalizações de trânsito.

– Jamais conduza o patinete se houver ingerido álcool.

– Segure sempre o guidão com as duas mãos.

– Esteja atento a irregularidades nas vias, como buracos, bem como galhos e árvores que possam oferecer riscos no seu trajeto.

Outro ponto para garantir a segurança dos consumidores são os ‘Guardiões Yellow’ que circulam todos os dias da semana para mapear os patinetes, organizá-los, redistribuí-los estrategicamente e retirá-los para manutenção quando necessário, contribuindo, assim, para a melhor distribuição e posicionamento dos equipamentos pela cidade, além de apoiar os usuários e garantir as boas práticas.

 

Veja Também