Quinta-feira, 28 de março de 2024

Prefeitura de Anápolis cria Núcleo de Apoio à Saúde do Servidor

O projeto visa oferecer assistência integral aos colaboradores através de uma equipe especializada de médicos e outros profissionais

Postado em: 24-05-2019 às 19h00
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura de Anápolis cria Núcleo de Apoio à Saúde do Servidor
O projeto visa oferecer assistência integral aos colaboradores através de uma equipe especializada de médicos e outros profissionais

Da Redação

Com o objetivo de fornecer suporte e assistência médica ao funcionário público, a Prefeitura Municipal de Anápolis criou o Núcleo de Apoio à Saúde do Servidor de Anápolis (Nassa), um projeto composto por médicos do trabalho, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, e, em breve, fisioterapeutas e nutricionistas. Segundo a secretária municipal de Governo e Recursos Humanos, Raquel Antonelli, a iniciativa foi reformulada com o intuito de aperfeiçoar o atendimento ao colaborador. “Este núcleo é vinculado à Perícia Médica. Nós o remodelamos para atender melhor os nossos trabalhadores”, explicou.

Continua após a publicidade

A proposta é ter uma equipe especializada para dar atenção integral ao servidor. Na prática, quando um colaborador apresentar um problema de saúde, estes profissionais vão procurá-lo para saber o que está acontecendo. “Queremos entender os problemas que ele enfrenta no dia a dia, no ambiente de trabalho, com os colegas, e, até na sua vida pessoal. Nós estaremos aqui para dar todo o apoio que esse servidor precisar, fazendo acompanhamentos”, explicou a gerente de Operações e Recursos Humanos, Jackeline Camargo.

Além disso, o núcleo pode identificar quando funcionários de um mesmo departamento estiverem com algum tipo de dificuldade. Se muitos apresentarem atestados médicos no mesmo período, a equipe vai ao local para saber se o que está causando o adoecimento do grupo é um fator interno, externo ou desmotivação do trabalho. “A partir daí, nós podemos promover palestras e conversas individuais para ajudá-los”, contou. 

Jackeline comentou ainda que a pasta pretende firmar convênios com laboratórios de Anápolis para facilitar o acesso dos servidores a exames. A sede do Nassa está sendo montada em uma sala no Centro Administrativo, ao lado da Defensoria Pública, e logo será divulgado o telefone para contato.

CAT

A Prefeitura de Anápolis também criou a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) da Perícia Médica, que realiza serviço voltado a servidores comissionados e credenciados. A iniciativa visa auxiliar as vítimas de acidentes de trabalho e que precisam recorrer ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devido a um eventual afastamento.

Além de fazer os relatórios, o CAT vai ao local para verificar a condição do ambiente no qual o servidor se machucou. “Por exemplo, nesta semana, nós registramos uma professora que caiu e quebrou a perna. Oferecemos o suporte a ela, os técnicos foram na unidade de ensino para saber como é o espaço e se lá precisaria de mais rampas”, exemplificou a gerente de Operações e Recursos Humanos, Jackeline Camargo.

A ferramenta conta com um engenheiro e técnicos em segurança do trabalho. Todos os profissionais são supervisionados pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Anápolis. 

 

Veja Também