Guarda Civil de Goiânia terá aposentadoria especial

Iris Rezende assinou decreto que reduz em 5 anos o tempo de contribuição e não exige idade mínima - Foto: Divulgação

Postado em: 11-07-2019 às 19h00
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Guarda Civil de Goiânia terá aposentadoria especial
Iris Rezende assinou decreto que reduz em 5 anos o tempo de contribuição e não exige idade mínima - Foto: Divulgação

Nielton Soares

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, assinou nesta quinta-feira (11) decreto que estabelece regras de aposentadoria especiais para os policiais da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Segundo o documento, os integrantes poderão se aposentar independente da idade, sendo exigido 30 anos de contribuições para homens e 25 anos para mulheres. Outro critério e a contagem de pelo menos 20  e 15 anos de serviços na função, respectivamente.

Pela nova regra, será reduzido em 5 anos o tempo de contribuição para os policiais municipais. A justificada é que se trata de atividade de risco. Assim também, foi informado, que a decisão fará adequação da legislação municipal ao artigo 40 da Constituição Federal.

Continua após a publicidade

Aos demais servidores continuam as regras do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do municipal. Aposentadoria aos 60 anos de idade e contribuição de 35 anos para os homens e 55 anos de idade e 30 anos de contribuição para as mulheres. A exceção é a carreira de professor.

O anuncio foi realizado no Salão Nobre do Paço Municipal que teve a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Romário Policarpo, do Comandante da GCM de Goiânia, Inspetor José Eulálio, vereadores e secretários. 

Comemoração 

O presidente da Câmara, vereador Romário Policarpo, que também é membro da Guarda Civil, elogiou a decisão do Paço Municipal. “A atitude do prefeito Iris Rezende, em reconhecer essa especificidade do trabalho do Guarda Civil, dá a esses profissionais, acima de tudo, dignidade. Um agente da segurança pública tem uma expectativa de vida de apenas 10 anos após a sua aposentadoria”, afirmou.

 

Veja Também