Aulas para novos condutores serão filmadas

O Detran irá monitorar eletronicamente instrutores e alunos nos cursos especializados para transporte de cargas especiais.

Postado em: 17-07-2019 às 17h00
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Aulas para novos condutores serão filmadas
O Detran irá monitorar eletronicamente instrutores e alunos nos cursos especializados para transporte de cargas especiais.

Nielton Soares

A partir do dia 1º de agosto os cursos de direção serão monitorados eletronicamente. De acordo com portaria do Detran Goiás, a medida é específica para  instrutores e alunos especializados no transporte de cargas especiais. As empresas que ministram aulas para condutores dessa modalidade deverão instalar equipamentos de gravação e de coletas de dados digitais para comprovar a participação dos alunos. Nesta quinta-feira (18), às 7h30, será realizada uma aula experimental no Sest/Senat. 

Segundo o órgão de trânsito, o objetivo do monitoramento é garantir conteúdo e presença nas aulas e, assim, formar melhores profissionais. Nesse sentido, os Centros de Formações de Condores têm feito sua parte, muito deles procuram adiar o credenciamento. E, outros já se anteciparam mais ainda, quando houve a exigência da instalação dos equipamentos de coletas digitais. 

Continua após a publicidade

A diretora de uma autoescola especializada em Goiânia, Clarisse Henrique Rodrigues, conta que seu estabelecimento já possuí o sistema de telemetria e videomonitoramento faz mais ou menos 2 anos. “Contratamos uma empresa terceirizada, que já faz esse serviço”, afirmou. 

O diretor Técnico e de Atendimento do Detran, Isac Silva de Souza, diz que todas as aulas serão filmadas, gravadas e feita a coleta digitais de alunos e instrutores. “Cabe aos credenciados adequar as salas de aulas com equipamentos capazes de realizar a identificação facial do aluno, no início e término do turno, bem como a contagem de alunos presentes em sala de aula”, explica.

De acordo com a norma, tanto o instrutor e quanto os alunos terão que realizar a autenticação biométrica no começo e no fim de cada turno das aulas. O certificado do curso será apenas emitido para aqueles que tiverem presença integral. E, é com esse documento que o aluno terá a averbação de nova categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).   

Obrigatoriedade

Deverão atender às novas normas, os estabelecimentos que ministram as especializações para os condutores que trabalham no transporte de cargas perigosas, cargas indivisíveis, coletivo de passageiros, escolar e na condução de veículos de emergência. A aula desta quinta-feira irá servir para orientar a implementação do sistema para as CFCs credenciados.

 

Veja Também