Tocantins enfrenta epidemia de sífilis e HIV

Situação é tão grave que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) fala em epidemia das duas doenças no estado

Postado em: 13-08-2019 às 11h00
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Tocantins enfrenta epidemia de sífilis e HIV
Situação é tão grave que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) fala em epidemia das duas doenças no estado

Da Redação

O número de pessoas diagnosticadas com doenças sexualmente transmissíveis cresce no Tocantins a cada ano. Em apenas cinco cidades do estado, os dados apontam 2.999 casos confirmados de HIV. A porcentagem de pessoas detectadas com sífilis em Palmas, capital, é duas vezes maior que a média nacional. O número de pessoas soro positivo pode ser ainda maior, pois os dados colhidos pela Secretaria de Saúde se limitam aos pacientes em tratamento. São 1.308 casos em Araguaína e 1.238 em Palmas. Outras 247 pessoas em Gurupi, 131 em Paraíso e 75 em Porto Nacional, também vivem com HIV.

A situação é tão grave, que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) fala em epidemia das duas doenças no estado. O Tocantins também registrou mais de 1,5 mil casos de sífilis em 2018. De janeiro a maio deste ano, foram registrados 438 novos casos de sífilis. A média nacional do país prevê 58 casos da doença para cada 100 mil habitantes. No estado, esse índice sobe para 70 casos.

Continua após a publicidade

DST

As doenças sexualmente transmissíveis podem ser prevenidas com o uso de camisinha, vacinação em dia, além de manter uma boa higiene pessoal. É importante também evitar contato com equipamentos que não são descartáveis em consultórios médicos, barbearia e salões de manicure. 

Veja Também