Programa ‘Adote uma Praça’ é lançado e já conta com adesão de seis parceiros

No evento, o prefeito Iris Rezende assinou termo de cooperação com a Casag, para cuidar da manutenção do relógio e do coreto localizados na Avenida Goiás

Postado em: 21-08-2019 às 08h35
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Programa ‘Adote uma Praça’ é lançado e já conta com adesão de seis parceiros
No evento, o prefeito Iris Rezende assinou termo de cooperação com a Casag, para cuidar da manutenção do relógio e do coreto localizados na Avenida Goiás

Eduardo Marques

A Prefeitura de Goiânia lançou nesta terça-feira (20) o programa ‘Adote uma Praça’, iniciativa que visa promover parcerias com iniciativa privada, pessoas físicas ou jurídicas e sociedade civil organizada para manutenção e recuperação de espaços públicos, e já conta com adesão de seis parceiros. 

Um dos aliados é a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), primeira entidade a aderir ao programa, para cuidar da manutenção do relógio e do coreto localizados na Avenida Goiás. Os dois monumentos serão revitalizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O termo de cooperação foi assinado pelo prefeito Iris Rezende (MDB).

Continua após a publicidade

“Só tenho a agradecer a essas instituições e empresas pela parceria que trará resultados muito positivos para Goiânia e seu povo”, disse o prefeito Iris Rezende. “Esse espírito de solidariedade, de amor pelas pessoas, pela cidade, pelo local onde vivemos é o que motiva a realização dos nossos mutirões desde a década de 1960”, complementa. Ele fez questão de elogiar a parceria com o Iphan para a restauração dos monumentos históricos da capital, o relógio e o coreto da Avenida Goiás, a exemplo do que foi feito na Estação Ferroviária de Goiânia.

Outras cinco empresas também firmaram compromisso com a administração municipal para a manutenção de espaços públicos. A iniciativa contempla, além de praças, uma opção variada de monumentos e de pontos turísticos.

“Nosso foco é fazer com que os espaços públicos voltem a ser utilizados pela população para a convivência e lazer e que, nos locais possíveis, também sejam realizadas atividades culturais e esportivas”, afirma o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Henrique Alves. “Para isso, as entidades parceiras poderão optar por um projeto urbano-paisagístico dos espaços, com sua devida manutenção, ou somente a manutenção do paisagismo implantado pela Prefeitura de Goiânia”, destaca.

O presidente da Casag, Rodolfo Otávio Mota, afirma que, além da manutenção dos dois monumentos históricos da Avenida Goiás, a entidade pretende firmar compromisso com a gestão municipal para cuidar de outros espaços no Centro. “Os entes públicos e as instituições representativas têm papel fundamental para o aprimoramento da cidadania e valorizar os símbolos da nossa história é uma demonstração dessa responsabilidade”, ressalta.   

 

Veja Também