Blitz da SMT alerta sobre riscos do excesso de velocidade

A blitz, segundo destaca o secretário da SMT Fernando Santana, visa levar segurança à população

Postado em: 21-08-2019 às 08h50
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Blitz da SMT alerta sobre riscos do excesso de velocidade
A blitz, segundo destaca o secretário da SMT Fernando Santana, visa levar segurança à população

Da Redação

Para dar continuidade as ações educativas no trânsito em 2019, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) realiza nesta quarta-feira (21) às 08 horas, uma blitz educativa sobre os limites de velocidade na capital.

A ação dos agentes estará na Avenida Paranaíba em frente o Ginásio Rio Vermelho, região que engloba a chamada Zona 40. O objetivo é conscientizar os condutores e pedestres que trafegam pelo local. 

Continua após a publicidade

A blitz, segundo destaca o secretário da SMT Fernando Santana, visa levar segurança à população. “A prioridade é a segurança de todos no trânsito, seja os condutores ou pedestres que tem o excesso de velocidade o principal fator de risco nas vias”, explica Santana. 

Na oportunidade será entregue material educativo que aborda o assunto como respeito aos limites de velocidade da via, orientação aos pedestres, sinalização e a sensibilização quanto os agentes que compõem o trânsito. 

“A velocidade inadequada agrava o acidente, e representa o fator de risco que mais relaciona mortes no trânsito. O excesso nos limites da via aumenta o número de atropelamento, além dos riscos ao próprio condutor e passageiro”, explica o gerente de Educação para o Trânsito da SMT, Horácio Ferreira. 

Horácio destaca ainda que os centros comerciais como Centro, região da 44, Campinas precisam de maior atenção pelo grande fluxo de pedestres. “É bom lembrar que a Zona 40 reduziu a zero as mortes por atropelamento desde 2016, com a implantação e a única morte no período foi de um motocicliesta que trafegava 50% acima da máxima permitida”, exemplifica. 

“Outro mito é achar que o excesso de velocidade em áreas urbanas diminui o tempo da viagem. Estudo já realizado na Zona 40 aponta que a diferença entre trafegar dentro da velocidade média atual de 40 km/h ou 50 km/h diminuiu o tempo da viagem em apenas 35 segundos. Ou seja, ínfima diferença, mas que pode significar a vida de alguém’, conclui.  

Veja Também