Domingo, 15 de setembro de 2019
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Cidades

Iris e Caiado abrem oficialmente a 26ª edição do Mutirão da Prefeitura

Postado em: 24-08-2019 às 11h30
Solenidade de hasteamento das bandeiras, realizada ao som do hino nacional, reuniu secretários das duas esferas de governo, além de vereadores

Eduardo Marques

O prefeito Iris Rezende (MDB) e o governador Ronaldo Caiado (DEM) participaram na manhã deste sábado (24) da cerimônia de abertura do 26º Mutirão da Prefeitura, no Residencial Itaipú, região Sudoeste de Goiânia. A solenidade foi marcada pelo hasteamento das bandeiras, ao som do hino nacional, executado pela banda da Guarda Civil Metropolitana, e que marca simbolicamente o início da frente de serviços.

Para Iris Rezende, o mutirão é uma forma de aproximar administração e população, permitindo que as demandas mais urgentes da comunidade possam ser supridas de forma imediata e aquelas mais complexas possam ser encaminhadas diretamente aos gestores responsáveis.

“O mutirão é a administração perto do povo. Aqui, o cidadão, que às vezes não tem tempo, não tem como se deslocar até o Paço, fala diretamente com o prefeito, com os secretários, encaminha as suas demandas e resolve àquelas questões mais urgentes, de forma que tudo é feito para beneficiar a população. Desde o primeiro mutirão, lá em 1966, nunca tive dúvidas do sucesso dessa modalidade de administração, pois entendi muito cedo que a união é o princípio do sucesso de tudo”, afirma.

Essa é a quinta vez que o Governo de Goiás oferta seus serviços no Mutirão da Prefeitura. Cerca de 45 serviços da administração estadual,  geralmente prestados nas unidades do Vapt-Vupt, foram colocados à disposição da população do Residencial Itaipú e região Sudoeste da Capital.

Segundo Ronaldo Caiado, a parceria Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia é extremamente positiva e quem ganha é a população. De acordo com o democrata, o Mutirão é uma maneira eficiente e rápida de atender as demandas mais urgentes da população e uma oportunidade de mostrar o governo atuante e perto do povo.

“A sociedade não aceita mais governo de gabinete. Esse estilo criado por Iris Rezende é algo realmente maravilhoso e nós, enquanto Estado, vamos intensificar os serviços que são oferecidos à população da Capital e levar o Mutirão para outras cidades de Goiás, sobretudo, para que nosso povo possa receber a melhor prestação de serviços por parte do governo”, disse.

Serviços da Prefeitura 

Trata-se do 8º mutirão que a região Sudoeste recebe desde o início do atual governo, em 2017. São beneficiados 16 bairros. A Prefeitura de Goiânia vai disponibilizar 120 serviços e o Governo do Estado 45, num total de 165 benefícios. A grande tenda está instalada na praça da Avenida Vieira Santos, esquina com Rio Vermelho, Jardim Itaipu. As atividades são realizadas no sábado (24), das 8h às 16h, e no domingo (25), das 8h ao meio-dia. Um dos destaques é a disponibilização para as comunidades de vacinas contra sarampo.

Recebem os serviços de reforma geral as escolas municipais Luzia de Souza Fiuza e Residencial Itaipu, ambas neste mesmo bairro, bem como a unidade de saúde local e outra no Real Conquista. Serão inauguradas salas modulares no Cmei Consuelo Nasser, no Setor Santa Clara.

Durante toda a semana, a Prefeitura de Goiânia atua na região com serviços de tapa-buracos, varrição de vias, capina manual, limpeza de córregos e mananciais, poda e extirpação de árvores, pintura e construção de meios-fios, remoção de entulhos, revitalização de praças, roçagem manual e mecânica, recuperação e construção de bocas de lobo.

Estado

Cerca de 20 órgãos e unidades do Governo de Goiás, responsáveis por 45 serviços públicos, estão confirmados na edição deste fim de semana do mutirão. A secretaria de estado do Governo (Segov), que coordena o trabalho, disponibilizará atendimentos nos setores de saúde, educação, esporte e lazer, segurança pública, habitação, cultura e desenvolvimento social, entre outros.

Estarão disponíveis, por exemplo, serviços de emissão de carteira de identidade e CPF, Ipasgo, Detran, Procon, Saneago e Goinfra. O Corpo de Bombeiros vai realizar exposição de materiais e equipamentos, oficinas de primeiros socorros e de prevenção a incêndios. Já a Agehab oferecerá orientação sobre os programas habitacionais do estado, além de tirar dúvidas a respeito do processo de regularização fundiária.

Também será possível fazer inscrição em programas sociais, como o Passaporte do Idoso, Passe Livre Estudantil e ID Jovem, que dá acesso a meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos.

Os serviços de saúde serão fortalecidos com a participação de uma equipe de odontologia. A secretaria de Saúde ainda vai enviar médicos especialistas em oftalmologia, cardiologia e dermatologia para a realização de consultas e exames gratuitos. Como o atendimento é por senha, a recomendação é que os interessados cheguem cedo ao local. 

Os 16 bairros contemplados são: conjuntos Baliza, Habitacional Madre Germana II, Madre Germana II - Extensão, das Esmeraldas, Privê das Oliveiras, Jardim Itaipu, Loteamento Jardim dos Bougainvilles, residenciais Ana Clara, Campos Dourados, Glória Real, Itaipu, Itaipu I, Linda Vista, Porto Dourado, Privê Ilhas do Caribe e Real Conquista. 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar