Quarta-feira, 20 de novembro de 2019
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Cidades

Gêmeas siamesas recebem alta do Materno Infantil, em Goiânia

Postado em: 10-09-2019 às 18h48
As duas estão bem de saúde, se alimentam com leite especial e devem permanecer na Capital pelos próximos dias; cirurgia deve acontecer daqui um ano. Foto: divulgação.

Nielton Soares

Laura e Laís, as gêmeas siamesas que nasceram unidas pelo abdômen, deixaram o Hospital Materno Infantil, nessa segunda-feira (9). Elas estavam internadas desde 16 de agosto, quando chegaram da Bahia, ainda de madrugada. As duas estão bem de saúde, porém se alimentam com leite especial e irão continuar na Capital, em uma casa de apoio.

As crianças, que nasceram no dia 15 de agosto, tiveram que ser transferidas com urgência para Goiânia. Ficaram internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade. A mãe continua na Bahia e deve chegar a Capital ainda esta semana. Por enquanto, Laura e Laís estão sob os cuidados de uma tia. A família irá ficar em um abrigo preparado para receber as gêmeas. 

Além disso, as duas precisam se alimentar com um tipo de leite especial. Estão mamando cerca de 40 ml a cada três horas e já receberam muitas doações. Mas, precisam ainda de cuidados especiais. A cirurgia de separação deve acontecer apenas daqui um ano. 

Chegada à Goiânia

Elas chegaram no dia 16 de agosto, ainda de madrugada, sendo encaminhadas ao Hospital Materno-Infantil (HMI), que é referência nacional nesse procedimento. A mãe das bebês, Liliane Silva dos Santos, de 35 anos, permaneceu internada no Hospital e Maternidade Luis Argolo, onde deu a luz à Laura e Lais. As crianças vieram acompanhas por uma tia. 

A decisão de transferência aconteceu após o parto, quando os médicos de lá entraram em contato com o cirurgião pediátrico Zacharias Calil e, assim, foi decidido que as crianças seriam transferidas rapidamente para o HMI. As irmãs nasceram com 36 semanas (pouco mais de oito meses) de gestação. As duas, juntas, pesam 3.798 quilogramas

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar