Segunda-feira, 21 de outubro de 2019
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Cidades

Prefeitura promove passeio de bike

Postado em: 20-09-2019 às 17h00
A Prefeitura de Goiânia promove neste domingo (22) o evento Vou de Bike, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro.

Aline Bouhid

A Prefeitura de Goiânia promove neste domingo (22) o evento Vou de Bike, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. Em Goiânia, onde mais de 1,3 milhão de veículos trafegam diariamente, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT)  propõe que o goianiense deixe o carro na garagem no domingo de manhã e vá passear de bicicleta pelas ruas da capital. 

A data é celebrada no mundo todo e visa conscientizar a população para os reflexos do uso excessivo do automóvel e a dependência que o mundo moderno criou em relação ao carro. Neste ano o passeio ciclístico será realizado entre os parques Areião e Vaca Brava, num percurso de 6km. De acordo com a prefeitura, a participação é gratuita e não tem restrição de idade. Ao final, a SMT sorteará brindes para os participantes.

A data é celebrada dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo. Tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. Criado pelo movimento "Sem Carro" (em inglês: Car Free), tem como fundamento que as pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa. Na Europa, a semana toda é recheada de atividades, no que chamam de Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro). A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000.

* Com informações da Prefeitura de Goiânia

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar