Personal trainers usam tecnologia e ensinam treinos para se fazer em casa; confira

Isolamento? Que nada, confira atividades físicas sem precisar sair de casa, são uma ótima alternativa para passar o tempo com qualidade e aumentar a imunidade - Foto: Wesley Costa.

Postado em: 28-03-2020 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Personal trainers usam tecnologia e ensinam treinos para se fazer em casa; confira
Isolamento? Que nada, confira atividades físicas sem precisar sair de casa, são uma ótima alternativa para passar o tempo com qualidade e aumentar a imunidade - Foto: Wesley Costa.

Manoela Messias  

Em período de quarentena a tendência é ficar grande parte do dia dormindo, comendo, passando tempo no celular, computador ou vendo TV. Quem está acostumado a se movimentar no ritmo frenético estranha o momento de calmaria. A alternativa é usar a criatividade como forma de aliviar a ansiedade por ficar parado. Uma boa pedida é se exercitar.

Que é possível praticar atividade física sem sair de casa, muitos já sabem. Agora, com a nova dinâmica de academias fechadas e isolamento social, essa é a melhor forma de manter a rotina de exercícios físicos. Para professora de educação física e personal trainer Luciene Fróes, é muito importante manter o ritmo de atividades físicas nesse período. “Exercitar o corpo ajuda a manter a imunidade em alta. Além disso, ameniza os efeitos do treino quando voltar à rotina da academia”, conta.

Continua após a publicidade

Por isso ela deu logo um jeitinho de manter as alunas se movimentando durante o período em que os estabelecimentos comerciais estão fechados. De casa e com próprio aparelho celular a professora faz, diariamente, vídeos com treinos funcionais que duram apenas 30 minutos. “Os treinos são compostos de alongamentos e quatro exercícios funcionais usando o peso do próprio corpo”, explica Fróes.

Mas um detalhe precisa ser levado em consideração: quem não tem o hábito de se exercitar sistematicamente, esse momento não é indicado para o início dos treinos. A explicação é que no início do processo de exercícios o organismo passa por uma série de adaptações que podem reduzir drasticamente a imunidade. Um efeito pouco desejável em tempos de pandemia. 

“As adaptações pelas quais o organismo passa quando o indivíduo resolve sair do sedentarismo são muito vantajosas no longo prazo. Mas no início, quase todas as pessoas ficam menos resistentes. Na atual conjuntura, o que precisamos é proteger nossos corpos”, diz o médico ortopedista e membro Sociedade Brasileira de Quadril, Murilo Almeida.

Yoga por app

Para os menos adeptos dos tradicionais exercícios de academia, uma boa alternativa são os movimentos da Yoga. Atuante na prática há cerca de um ano, a educadora física Julianna Franco, dá aulas regulares em uma escola da Capital, que foi afetada pelo decreto suspendendo o funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais. Diante disso, ela e outra professora descobriram que a solução para os alunos se manterem conectados com a prática: um aplicativo chamado ZOOM! 

“O bom do aplicativo é que consigo visualizar todos os alunos e ouvi-los, então fica algo muito presente. Cada turma tem entre 8 e 14 alunos. Até mais de que costuma ter nas aulas dadas na sede da escola”, conta Julianna. As aulas agora acontecem nos mesmos horários das que eram ministradas presencialmente. Cerca de 15 minutos antes da aula iniciar os participantes recebem o link da reunião para se conectarem. “Conversamos com os alunos através do nosso grupo de whatsapp, pra saber quem tinha interesse em fazer aulas nesse formato online. Todos receberam bem a notícia”, explica a educadora física.

Geórgia Ribeiro, servidora pública, é praticante da modalidade há 2 anos, não esconde que, se não fossem as aulas, talvez não conseguiria seguir à risca a rotina de Yoga. “É complicado não ficar com preguiça, inda mais para aqueles que trabalham home office, durante a quarentena. Se não fosse algo com horário marcado e presencial, por meio dessa conferência, não só eu, mas vários alunos, acabariam postergando a aula. Acaba sendo uma motivação e aumenta a nossa disciplina da prática”, afirma Geórgia.

Dançando em casa

Buscando incentivar os alunos da escola de dança, o professor Jairo Rodarte encontrou uma alternativa barata e prática. Aulas em vídeo para os 350 alunos, que são divididos em diversas modalidades da dança de salão. Cada turma tem aulas duas vezes na semana e essa rotina continua, só que de uma forma diferente. “Na escola os alunos dançam em casais, agora o treino, para muitos, é sozinho e em casa”, explica.

O cronograma funciona da seguinte forma: O professor de cada turma grava, em casa mesmo, vídeos com dicas, revisões e até novos passos para que os alunos possam praticar sem ter que sair de casa. Os links são enviados no dia em que aconteceria a aula por meio de uma lista de transmissão feita no WhatsApp. “Após o envio do link para visualizar as aulas feitas, o aluno é livre para interagir com o professor e tirar todas as dúvidas que tiver. Ficamos surpresos em ver que todos os alunos abraçaram a ideia por entender o momento pelo qual estamos passando. Pra nós é um desafio grande, porque tivemos que adaptar nosso método de trabalho, mas é bem prazeroso ver o empenho dos alunos pra fazer dar certo”, diz Jairo.

Cinco aplicativos para treinar sem sair de casa 

Se você não tem personal trainer, pra indicar os exercícios para praticar no dia a dia, não se preocupe. Existem alguns aplicativos que podem ajudar a se manter ativo nesse período em que o distanciamento físico é recomendado por autoridades de saúde do mundo todo. Confira a seguir cinco aplicativos que você pode baixar facilmente no celular e começar a se exercitar em casa.

BTFit – Grátis, em português, para Android e iPhone

Do grupo Bodytech, o BTFit traz treinos para fazer em casa ou na academia. Ele permite que você tenha instruções em vídeo e séries para fazer exercícios sem nenhum equipamento. O aplicativo também traz programas voltados à definição muscular, perda de gordura e prática de ioga.

Seven – Grátis, em português, para Android e iPhone

Um aplicativo para quem não gosta de passar muito tempo se exercitando em casa. Ele traz treinos com duração de apenas sete minutos. Com pouco intervalo entre as atividades, o treino é intenso e voltado à queima de gordura. Quem quiser aumentar o tamanho do desafio pode realizar a série mais de uma vez.

Freeletics – Grátis, em português, para Android e iPhone

O Freeletics é um aplicativo que se propõe a ser o seu companheiro de treino. Além de contar com séries de exercícios com vídeos que mostram a execução correta dos movimentos, o app tem um personal trainer virtual na sua versão paga (70 reais por três meses; 130 reais por seis meses; ou 160 reais por um ano). A versão gratuita oferece acesso completo a alguns treinos que podem ser realizados em casa sem nenhum equipamento (embora seja adequado ter um colchonete).

Ioga Diária (Daily Yoga) – Grátis, em inglês, para Android e iPhone

Esse é o aplicativo de ioga mais popular para celulares. Ele oferece séries de exercícios guiadas por voz e com músicas relaxantes. A versão gratuita do app traz sessões de atividades simples para iniciantes. Quem desejar ter acesso a treinos intermediários ou avançados precisará escolher um dos planos pagos oferecidos pelo aplicativo, a partir de 20 reais ao mês).

MadBarz – Grátis, em inglês, para Android e iPhone

Nele tem treinos para fazer em casa com curta ou média duração. Podem ser de cinco a 45 minutos de atividades para aumento de força, ganho de massa muscular ou queima de gordura. O aplicativo pode ser usado gratuitamente, mas a versão paga (82 reais por três meses) tem vários outros programas de exercícios.  (Especial para O Hoje)  

Veja Também