Flúvia Amorim diz que primeiras medidas de combate à Covid-19 foram efetivas

Segundo a especialista, as medidas de isolamento social foram eficientes, porém a população afastou das orientações| Foto: Divulgação

Postado em: 29-06-2020 às 09h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Flúvia Amorim diz que primeiras medidas de combate à Covid-19 foram efetivas
Segundo a especialista, as medidas de isolamento social foram eficientes, porém a população afastou das orientações| Foto: Divulgação

Eduardo Marques

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (Suvisa-SES), Flúvia Amorim, disse na manhã desta segunda-feira (29), durante uma reunião virtual com o governador Ronaldo Caiado (DEM), epidemiologistas e prefeitos de Goiás, que as medidas implementadas inicialmente de combate ao novo coronavírus foram efetivas e houve um aumento lento e progressivo da transmissibilidade a partir de maio. 

Ela apontou hipóteses para curvas ascendentes de casos e óbitos. Segundo a especialista, as medidas de isolamento social foram eficientes, porém a população afastou das orientações. Para a especialista, houve falha na capacidade diagnóstica para identificar sintomáticos positivos e ineficiência no rastreamento e isolamento.

Continua após a publicidade

As recomendações para mitigação da pandemia de Covid-19 em Goiás são a identificação rápida dos casos, busca ativa de contatos e o isolamento e monitorado de casos e contatos. Outras alternativas que ela sugere são ampliação da capacidade diagnóstica (PCR) para diagnóstico precoce de casos sintomáticos, rastreamento de contatos de casos através de busca ativa e Estratégias específicas para grupos prioritários/de maior preocupação. 

Os critérios de flexibilização do distanciamento social, segundo Flúvia, é a redução da transmissão da doença por um período sustentado, capacidade do sistema de saúde, diagnóstico para indivíduos com sintomas suspeitos de Covid-19 e a capacidade de realizar vigilância ativa de casos e rastreamento de contatos. 

Para as situações que precisam de realização de exames, a superintendente orienta que haja em todos casos sintomáticos atendidos nas unidades de saúde e profissionais de saúde sintomáticos e seus contatos. 

 

Veja Também