Professor e enfermeira da UFG morrem de Covid-19; ele cerca de 4h após confirmação

Eduardo Arbieto Alarcon, de 73 anos, trabalhava no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade; e Lucélia Martins Silva, cuja idade não foi revelada, no HC - Foto: Reprodução.

Postado em: 11-07-2020 às 17h10
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Professor e enfermeira da UFG morrem de Covid-19; ele cerca de 4h após confirmação
Eduardo Arbieto Alarcon, de 73 anos, trabalhava no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade; e Lucélia Martins Silva, cuja idade não foi revelada, no HC - Foto: Reprodução.

Nielton Soares

Morreram neste sábado (11), o professor de matemática Eduardo Arbieto Alarcon, de 73 anos, que atuava no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal de Goiás (UFG), desde 1998, e a técnica de enfermagem Lucélia Martins Silva, funcionária do Hospital das Clínicas – gerida pela instituição. 

De acordo com informações divulgadas em rede social do Instituto, o professor faleceu cerca de 4 horas após o atendimento, que confirmou a doença.

Continua após a publicidade

O vice-diretor do IME e amigo da família, Ronaldo Antônio Santos, contou que  a esposa de Eduardo relatou que ele se sentiu mal no último domingo (4), mas por se tratar de sintomas leves, não procurou atendimento médico.

Porém, o quadro de saúde do professor piorou na madrugada deste sábado e ele procurou um hospital, onde foi diagnosticado que cerca de 80% do pulmão do professor estava comprometido pela doença.

A UFG, por meio de nota, lamentou a morte do servidor e prestou solidariedade a familiares, amigos e colegas de profissão.

Já, a técnica de enfermagem Lucélia trabalhava na instituição desde 1994 e era lotada no Hospital das Clínicas gerido pela Universidade, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O HC-UFG decretou três dias de luto pelo falecimento dela. 

Nota na íntegra:

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Prof. Eduardo Arbieto Alarcon, do Instituto de Matemática e Estatística (IME). Ele sentiu-se mal na última madrugada e procurou atendimento médico, quando foi constatada a infecção por Covid-19. O professor faleceu cerca de quatro horas após o atendimento.

Eduardo Abierto Alarcon era peruano e ingressou na UFG em 1998. Foi diretor da Faculdade de Matemática de Rialma e coordenador do curso de Matemática na mesma cidade.  Foi também coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática do IME. 

Pesquisador incansável, estava afastado para capacitação no primeiro semestre de 2020, quando iria co-orientar uma tese de doutorado no Instituto Inca no Peru, mas teve que adiar por conta da pandemia de Covid-19.

A UFG presta as mais sinceras condolências e solidariedade a familiares, amigos e colegas de profissão do professor Eduardo Arbieto Alarcon.

 

Veja Também