Sábado, 15 de agosto de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Cidades

Governo de Goiás lança app rastreador de pessoas com suspeita de Covid-19

Postado em: 14-07-2020 às 11h20
O objetivo é monitorar a população goiana com suspeita ou diagnóstico da doença. Download já está disponível nas plataformas digitais - Foto: Divulgação/Governo de Goiás

Marcella Vitória

Um aplicativo denominado 'Dados do Bem' deverá ser disponibilizado em breve em Goiás para ajudar no combate à disseminação da Covid-19. Ele foi apresentado na última segunda-feira (13), pelo governador Ronaldo Caiado e secretários, em videoconferência. O intuito do aplicativo é rastrear e monitorar goianos com suspeita ou diagnóstico de coronavírus, e já está disponível no Google Play e Play Store. 

O aplicativo foi desenvolvido pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, em parceria com a Zoox Smart Data, e doado ao governo de Goiás. A previsão de assinatura do contrato entre a empresa e o Estado é até a próxima quarta-feira (15). Diante disso, as prefeituras goianas poderão fazer a adesão.

De acordo com a assessoria do governo, inicialmente a adesão poderá ser feita pelos 78 municípios que possuem o maior percentual de contaminação e as cidades turísticas. “Esses 78 municípios devem ter quase 2/3 da população de Goiás. Estamos falando de aproximadamente 4,5 milhões de pessoas. É um universo muito grande”, disse o governador. 

Caiado enfatizou que para o rastreamento ser realizado da forma adequada é necessário o empenho de cada município goiano para a divulgação e popularização do aplicativo. 

Funcionamento

Após o download, a pessoas deverá fazer um cadastro inicial e responder algumas perguntas sobre autoavaliação, mesmo que não apresente nenhum sintoma da Covid-19. A partir disso, o aplicativo indicará se o cidadão deverá ou não fazer um exame. 

“Se for o caso, a pessoa vai receber um QRCode no celular, que vai dizer qual local a pessoa tem que se dirigir para fazer o teste”, declarou o secretário da Governadoria, Adriano da Rocha Lima. A pessoa mostrará o QRCode na unidade de saúde que o aplicativo indicar e o exame será realizado sem que haja a necessidade de uma nova triagem. 

Se o exame testar positivo o indivíduo deverá informar o nome de algumas pessoas que normalmente têm contato no cotidiano e essas pessoas receberão uma mensagem de texto pelo celular, sendo convidadas a fazer o teste para saber se foram contaminadas. Essas informações ajudarão no mapeamento e entendimento da propagação do vírus em cada município. 

As pessoas não contaminadas ou que tiveram o resultado negativo poderão manter o aplicativo no celular para acompanhar as estatísticas da região. Adriano destaca ainda que as pessoas não precisarão gastar dados móveis para utilizá-lo. Devido aos diversos patrocínios realizados, incluindo por operadoras de celular, a ferramenta será gratuita. 

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar