Lacen-GO volta a operar com capacidade máxima após reparo de equipamento

A capacidade de extração havia caido em torno de 180 testes por dia. Com o aparelho consertado a operação voltou a normalidade - Foto: Divulgação/SES-GO

Postado em: 15-07-2020 às 10h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Lacen-GO volta a operar com capacidade máxima após reparo de equipamento
A capacidade de extração havia caido em torno de 180 testes por dia. Com o aparelho consertado a operação voltou a normalidade - Foto: Divulgação/SES-GO

Marcella Vitória

Funcionando a cerca de 12 dias com a capacidade de testagem reduzida, o Laboratório Central de Goiás (Lacen-GO) voltou a operar dentro da normalidade. Um aparelho que apresentou problemas no dia 2 de julho foi consertado e já está processando exames de Covid-19 do tipo RT-PRC desde terça-feira (14), o que permitiu a retomada da operação. 

O equipamento que havia estragado tem a função de realizar a extração automatizada e separação do RNA do vírus. Nos dias em que não foi utilizado houve uma queda de extração de 250 testes para 70 testes por dia. O processo chegou a ser realizado manualmente na falta do aparelho.

Continua após a publicidade

A demanda excessiva estava sendo encaminhada ao Instituto Butantan, em São Paulo, visto que os testes continuaram sendo feitos e o Laboratório não limitou o recebimento de amostras encaminhadas pelos municípios. 

O tempo de espera pelos resultados também foi atingido pelo problema. Os exames ficavam prontos em até 72h com a máquina, porém durante o período em que apresentou falhas, os resultados passaram a demorar entre 4 e 10 dias. 

Testagem em massa

O Governo de Goiás anunciou na última segunda-feira (13), que a testagem em massa será realizada em 78 municípios do estado para detectar casos de Covid-19.

Os testes serão feitos conjunto com a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e terá divulgação dos resultados em até 48 horas. Os kits para testagem já começaram a ser distribuídos e a expectativa é de que dois terços da população sejam testados.

 

 

Veja Também