Governo de Goiás coloca em operação 13 aeroportos em 2020

Sob a gestão de Caiado, aeródromos saem das capas policiais e se tornam referência em transparência na Goinfra| Foto: Divulgação

Postado em: 15-07-2020 às 12h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo de Goiás coloca em operação 13 aeroportos em 2020
Sob a gestão de Caiado, aeródromos saem das capas policiais e se tornam referência em transparência na Goinfra| Foto: Divulgação

Eduardo Marques*

O Governo de Goiás colocou em operação 13 aeroportos em 2020. Aragarças, Aruanã, Campos Belos, Ceres, Mozarlândia, Niquelândia, Palmeiras de Goiás, Pirenópolis, Porangatu, Posse, Quirinópolis, São Miguel do Araguaia e Uruaçu estão em pleno funcionamento. Eles se juntam aos aeroportos de Goiânia (Aeródromo Nacional de Aviação Civil “Escolinha”), Alto Paraíso, Anápolis, Catalão e Luziânia que já estavam em funcionamento. Ao todo, são 18 aeródromos no Estado.

Pedro Sales, presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), ressalta que o objetivo é colocar a quase totalidade dos 29 aeródromos em funcionamento ainda em 2020. “Para tanto, temos concentrado esforços na parte operacional, de manutenção, de atendimento às normativas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), órgão do governo federal responsável por homologar os aeroportos do País, e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA)”, afirma. 

Continua após a publicidade

“Também estamos focados nas ações destinadas à efetiva operacionalização dos sistemas de balizamento noturno em pelo menos metade dos nossos aeródromos que dispõem deste recurso”, pontua o presidente da Goinfra.

Sales garante que devem ser reabertos nos próximos 90 dias os aeroportos Ipameri e Morrinhos. Os dois estão interditados pela Anac há quase uma década. Também estão em processo de homologação as unidades presentes nas cidades de Goiás, São José dos Bandeirantes (Nova Crixás) e Santa Helena de Goiás, todas aptas para a operação diurna e noturna.

Comitê de Gestão de Crises

Em meados de janeiro, a Goinfra criou um Comitê de Gestão de Crise dos Aeródromos, avalizada pelo presidente Pedro Sales, para reabrir, gerir e adequar os aeroportos. Conforme destaca o coordenador geral comitê, Paulo Lemes, uma vez reabertos, a próxima etapa consiste em adequar os aeródromos goianos. “O objetivo é deixá-los aptos para receberem em breve voos regulares de linhas aéreas regionais”, pontua.

De acordo com técnicos do Setor de Aeródromos da Goinfra, os aeródromos inacabados são os que mais requerem cuidados e tempo por parte da equipe. Entre eles, estão os sediados em Alvorada do Norte, Caiapônia, Iporá, Mambaí e Mineiros. Alguns desses locais tiveram envolvimentos com escândalos, investigações policiais e desvios de recursos, como é o caso de Mambaí, no Nordeste goiano.

*Com informações da Governadoria 

Veja Também