Ministro recebe defensores do tratamento da Covid-19 com ozônio pelo ânus

O uso do gás, sem comprovação, teve notoriedade depois que o prefeito de Itajaí informa que oferece esse procedimento na cidade – Foto: Redes Sociais.

Postado em: 05-08-2020 às 16h20
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministro recebe defensores do tratamento da Covid-19 com ozônio pelo ânus
O uso do gás, sem comprovação, teve notoriedade depois que o prefeito de Itajaí informa que oferece esse procedimento na cidade – Foto: Redes Sociais.

Nielton Soares

Os defensores de uso de ozônio pelo ânus para tratamento da Covid-19 estiveram com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na última segunda-feira (3). 

A prática para tratar o novo Coronavírus por vias anais já está sendo feita em hospitais do Sul do Brasil. Na última semana, o caso teve notoriedade, quando o prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni, defendeu a aplicação do gás pela via retal.

Continua após a publicidade

O prefeito contou, em um vídeo que viralizou nas redes sociais, que o procedimento é uma forma efetiva de se conter o avanço da pandemia da Covid-19. Apensar de não se comprovar a eficácia do procedimento. Morastoni disse que está oferecendo esse tratamento com ozônio para pacientes contaminados em hospitais de Itajaí.

O uso laboratorial do gás é desaconselhado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Os especialistas alertam que a ozonioterapia é uma prática experimental. Por isso, deve ser permitida apenas em estudos, seguindo critérios definidos e acompanhamento da evolução dos pacientes.

A Prefeitura de Itajaí informou que, para adotar o método, o município está inscrito em um estudo da Associação Brasileira de Ozonioterapia (Aboz).  E, que a entidade tem analisado a evolução da técnica nos casos confirmados de Covid-19. 

Veja Também