Segunda-feira, 28 de setembro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Cidades

Goiás é o Estado com melhores resultados do Ideb

Postado em: 15-09-2020 às 14h11
A avaliação que mede o desempenho dos estudantes do nível médio alcançou 4,8

Jyeniffer Taveira

Nesta terça-feira (15), o Ministério da Educação (MEC) anunciou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), os números referentes ao ano de 2019 tiveram a melhor avaliação do ensino médio em todo país. A média nacional ficou em 4,2 enquanto Goiás atingiu 4,8. Na tarde de hoje, ás 15 horas o governador Ronaldo Caiado (DEM) e a secretária de educação Fátima Gavioli se reunirão para comentar os índices.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, parabenizou o governo pela colocação. Os dados levam em conta a matrícula de 7,5 milhões alunos em 28,8 mil escolas de todo o Brasil. O Ideb, criado em 2007 é divulgado a cada dois anos. Trata-se de um monitoramento da qualidade do sistema de educação no país, que relaciona o desempenho dos estudantes em avaliações externas com dados de fluxo escolar.

Em relação aos últimos anos, 59,1% das matrículas de 2019 foram feitas em alguma unidade estadual. Neste quesito, as unidades da Seduc ficaram em terceiro lugar no Brasil, com nota de 5,3, apenas dois décimos a menos do que as de São Paulo, que lidera a lista. Goiás bate a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC), de 5,3.

Já quando a pesquisa envolve os primeiros anos escolares, Goiás figura na sétima posição, com nota 6,2, também acima da previsão da máxima para o Estado, que era de 6,0. Neste contexto, a maior parte das matrículas, 77%, são da rede municipal, e, menos de 3%, do Estado. Os outros 20% referem-se às escolas privadas.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar