Quarta-feira, 21 de outubro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Cidades

Covid-19 é a maior causa de mortes no Brasil registradas em 1 ano

Postado em: 15-09-2020 às 15h10
As mortes causadas pela Covid-19 superam o número de óbitos causados por doenças isquêmicas do coração em 2019. -Foto: Reprodução/ Internet

Ana Julia Borba 

A primeira morte causada pelo Covid-19 no Brasil aconteceu em março deste ano, e no último domingo (13) o país chegou a marca de 138 mil mortes causadas pela doença.

De acordo com analises do UOL referente ao SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidades), do Ministério de Saúde (MS), entre as caracterizações de mortes naturais, os problemas cardiovasculares, doenças isquêmicas do coração, incluindo infarto representam cerca 116 mil mortes por ano.

De doenças respiratórias, a pneumonia sempre foi a mais propicia a causar óbitos, e em 2019 foi responsável por cerca de 83 mil mortes. Em termos de comparação, as mortes causadas pela Covid-19 superaram o número de homicídios, ocorrido em 2017, totalizando em 62 mil pessoas.

“O vírus realmente tem um impacto imenso no mundo inteiro, não é no Brasil, só. E apesar da letalidade parecer pequena —de 0,6%, segundo estima a OMS [Organização Mundial de Saúde] no mundo— é um número extremamente alto porque é uma doença que está tendendo a uma estabilização em um ponto alto de casos e ainda de óbitos” explica a professora e pesquisadora da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). 

A pesquisadora ressalta que os impactos da doença já eram de se esperar, e que é preciso levar em conta que além das altas taxas de contaminação e letalidade, a Covid-19 é uma doença de tratamentos limitados. “O problema é que ainda não temos uma medicação específica ou uma vacina. Apesar de várias vacinas em teste serem promissoras, ainda há um longo caminho a ser percorrido até a comercialização e vacinação da população que permita interromper a circulação do novo Coronavírus”, afirma. 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar