Obras em vias de Goiânia estão longe de terminarem

A expectativa para a liberação das vias do viaduto da Avenida Jamel Cecílio já foi frustrada duas vezes - Foto: Wesley Costa

Postado em: 25-09-2020 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Obras em vias de Goiânia estão longe de terminarem
A expectativa para a liberação das vias do viaduto da Avenida Jamel Cecílio já foi frustrada duas vezes - Foto: Wesley Costa

Igor Caldas

Obra do viaduto da Avenida Jamel Cecílio completa um ano este mês e a Prefeitura de Goiânia alega que deve ser concluída até o prazo estipulado pelo contrato com a empresa responsável pela empreitada, no dia 31 de dezembro. A administração do município espera que o fluxo do trânsito na via seja liberado antes da conclusão da obra, no próximo mês. A expectativa para a liberação da via antes da conclusão da obra já foi frustrada duas vezes. Em janeiro, a administração do município anunciou que o trânsito no local seria liberado até julho. Findado o prazo, anunciou o fluxo de tráfego para este mês. A via continua interditada.

Em janeiro deste ano, a obra estava com 12% de andamento e a Seinfra anunciou a liberação do tráfego do viaduto para o mês de julho. Naquele mês foi anunciado que o fluxo seria liberado apenas em setembro. Com o trânsito ainda interrompido, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) afirma que a expectativa da volta do fluxo fica agora para outubro. 

Continua após a publicidade

No entanto, de acordo com o titular da pasta, Dolzonan Mattos, vários fatores fizeram com que a expectativa fosse frustrada pela primeira vez. Em dezembro de 2019, a chuva foi justificativa para lentidão dos trabalhos. A Seinfra também culpou uma obra da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) para instalar um emissário de esgoto de 400 ml que impediu a instalação das estacas para a construção da trincheira.

Outro motivo de atraso foi o isolamento social causado pela pandemia que reduziu o número de operários em diversas obras públicas, não só no viaduto da Jamel Cecílio. Em julho, a obra sofreu outro transtorno, um dos guindastes que trabalhava no local caiu sobre uma residência em área de invasão da Marginal Botafogo. Por sorte, a casa estava vazia. Houve apenas ferimentos leves em três operários e a empresa responsável pela obra assumiu todos os custos do acidente.

Estrutura

O complexo viário possui três elementos diferentes de engenharia, no mesmo modelo do que ocorreu no cruzamento da Avenida 85 com a Avenida T-63. O elevado, uma rotatória em nível e a trincheira, e cada um deles atenderá a uma das vias atingidas. A Avenida Jamel Cecílio vai passar pelo elevado sobre toda a obra; na altura da Alameda Leopoldo de Bulhões será construída a rotatória, na rua já existente; e a Marginal Botafogo passará em trincheira por baixo de tudo.

Ao lado do viaduto será construído um monumento de 56 metros de altura, em estrutura metálica no formato de uma mão que dedilharia um violão. A obra será uma homenagem à música sertaneja. Com o viaduto, a Prefeitura de Goiânia busca dar maior fluidez ao trânsito para a Jamel Cecílio e para a Marginal Botafogo, dando mais acesso a essas duas vias e eliminando o semáforo de três tempos no cruzamento para destravar o fluxo de veículos.

O trabalho ficou sob a responsabilidade da Loctec Engenharia Ltda que ganhou a licitação para construir o complexo viário. É uma das maiores intervenções da atual gestão municipal, com custo de R$ 26 milhões ao tesouro municipal. Por contrato, o prazo final de conclusão da obra é dia 31 de dezembro.

Prolongamento

As obras de prolongamento da Marginal Botafogo também fazem parte do complexo viário que envolve o viaduto da Avenida Jamel Cecílio. No entanto, os trabalhos do prolongamento da Marginal são realizadas como contrapartida de um contrato celebrado pelo município com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para consecução do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (PUAMA) e está sob a responsabilidade da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh).

De acordo com a administração municipal, estão sendo investidos aproximadamente R$ 14,5 milhões no projeto do prolongamento que envolve também a construção de uma pista de rolamento na margem lateral direita do córrego Botafogo, com cerca de 1,7 quilômetros de extensão. Junto com a edificação da via, estão sendo feitos serviços de drenagem com canalização do córrego e duas alças de acesso à avenida. Como contrapartida ambiental, o leito do córrego será recuperado.

 

Obra de arte de viaduto vai homenagear cantor goiano  

O viaduto que do Complexo Viário da Jamel Cecílio terá o nome do cantor Leandro. A Câmara Municipal de Goiânia aprovou projeto de lei que nomeia o viaduto homenageando o sertanejo goiano que fez dupla com o irmão Leonardo e morreu de câncer há 22 anos. Na estrutura do complexo viário haverá um monumento de 56 metros de altura representando de forma simbólica uma mão que dedilha um violão.

O texto do Projeto de Lei foi aprovado em duas votações em julho deste ano. O autor da matéria, vereador Paulo Magalhães (PSD), teve a ideia de homenagear o artista. O monumento foi realmente idealizado para homenagear a música sertaneja, mas o batismo ainda não havia sido sugerido. “Esse projeto tem como objetivo homenagear o senhor Luís José da Costa, conhecido como Leandro, cantor e compositor. Foi um dos pioneiros da música sertaneja e fez sucesso por todo o Brasil com seu irmão e parceiro de dupla, Leonardo”, disse em plenário.

O arquiteto que idealizou o monumento, Sandro Sodino explica como a obra foi idealizada. “O monumento simboliza uma mão cifrando o braço de um violão em homenagem a música goiana. Não daria para fazer uma mão de fato por isso foi idealizado uma estrutura para ser feita no concreto ou em estrutura metálica”.

Ele ainda afirma que o projeto sofreu mudanças com adereços tecnológicos. “Essa maquete eletrônica foi feita para o monumento ser executado no concreto. A imagem que está representada, na verdade, vai ser uma estrutura metálica revestida de placas de led. Essa foi uma decisão posterior a execução das maquetes. Dessa forma, o viaduto poderá exibir imagens de artistas da música goiana”, afirma o arquiteto. (Especial para O Hoje)

 

Veja Também