Sábado, 31 de outubro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Cidades

Santa Rita do Araguaia irá ser polo de produção cafeeira

Postado em: 29-09-2020 às 14h34
Ao todo 30 produtores irão participar do projeto e a área de plantio será de 60 hectares/ Foto: Divulgação

Jyeniffer Taveira

Famílias rurais estão sendo atendidas pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), para a instalação de um polo cafeeiro em Santa Rita do Araguaia, município da região Sudoeste do Estado.

O intuito é impulsionar a produção local, que atualmente abrange apenas atividades extrativistas. Farão parte do polo cerca de 30 produtores de dois assentamentos rurais, de uma comunidade quilombola e de uma agrovila, totalizando uma área de 50 a 60 hectares de café. Já foi realizado plano de viabilidade e mapeamento na região.

Apesar do grande potencial produtivo, o Sudoeste goiano apresenta uma produção cafeeira modesta, destacando-se pelo município de Rio Verde, o único da região na lista de unidades territoriais do Estado com produção entre 700 e 1.600 toneladas.

De acordo com o coordenador regional da Emater, José Luiz Pereira, a qualidade do café produzido no Cerrado já é reconhecida pelo mercado. Goiás ostenta uma série de condições favoráveis para a exploração do grão, como a estabilidade na produção, decorrente da utilização de sistema irrigado, e topografia plana, ocasionando respostas positivas da lavoura aos tratos culturais.

A expectativa é que a instalação do polo cafeeiro em Santa Rita do Araguaia seja iniciada ainda este ano. Responsável pela elaboração e execução do projeto, a Emater também irá desenvolver ações de cunho terapêutico, com o intuito de resgatar a autoestima dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da comunidade envolvida.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar