Governo de Goiás realiza 2ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Com tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, evento será realizado de 19 a 23 de outubro, totalmente on-line e gratuito| Foto: Reprodução

Postado em: 16-10-2020 às 18h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo de Goiás realiza 2ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
Com tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, evento será realizado de 19 a 23 de outubro, totalmente on-line e gratuito| Foto: Reprodução

Da Redação

O Governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), promove, de 19 a 23 de outubro, a 2ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás. O tema deste ano é “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, cujo objetivo estratégico é abordar o papel da ciência, da tecnologia e da inovação no desenvolvimento social. Estão programadas 56 atividades gratuitas e on-line de capacitação e disseminação de conhecimento voltadas para empresários, empreendedores, estudantes e a comunidade em geral. As inscrições para as atividades podem ser feitas pelo site

O evento é realizado em parceria com a Secretaria da Retomada (SER), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MTIC), GoiásFomento, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Unesco, Agência Brasileira de Cooperação, Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Também é parte da programação da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento promovido pelo MCTI, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Continua após a publicidade

“A ciência é o caminho para o desenvolvimento de uma Nação, cria oportunidades e reduz a desigualdades sociais. No cenário atual, em que a tecnologia protagoniza esse desenvolvimento, nós, como governo, temos a obrigação de fomentar a ciência que promove o acesso a novas tecnologias”, destaca o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira.

A expectativa é alcançar um público de 15 mil pessoas durante os cinco dias de programação da Semana Estadual. As atividades compreendem palestras, webinários, workshops e minicursos e serão realizadas sempre com transmissão ao vivo pelos canais da Sedi no YouTube e no Instagram e pela plataformas Zoom e Google Meet. 

Para o secretário da Retomada, César Moura, a realização da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás justifica um dos objetivos do Governo do Estado, que é alcançar a retomada econômica e social por meio do emprego. “Esta iniciativa é uma oportunidade muito válida para que empreendedores e estudantes tenham acesso a novidades tecnológicas que permitem se qualificar, divulgar seus trabalhos e buscar por vagas de emprego”, comenta Moura.

Frentes de conhecimento

A 2ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás se divide em duas frentes de conhecimento. Uma voltada para empresários e empreendedores, com inscrições e transmissões pelo Zoom. Outra com ações com participação de professores das Escolas do Futuro, pertencentes ao Estado, e de parceiros, com base em 67 municípios goianos, e transmissão pelo YouTube e Instagram. Porém, ambas as atividades podem ser consumidas pela comunidade em geral.

O titular da Sedi explica que são ações voltadas para a desmistificação e para o uso aplicado das ciências, de modo a estimular a criação de ideias inovadoras, práticas e funcionais. “Inclusive será apresentado o que na prática a ciência aplicada conseguiu resolver de problemas no ambiente do governo. Queremos despertar a busca por novas pesquisas, criar meios que facilitem o aprendizado”, conta Marcio Cesar Pereira.

Veja Também