Quinta-feira, 28 de março de 2024

Caiado diz que vacinação contra Covid-19 manterá calendário

Governo de Goiás terá estrutura montada no final de janeiro de 2021 para evitar filas e aglomerações durante imunização em unidades de saúde| Foto: Reprodução/ Wesley Costa/ Governadoria

Postado em: 22-10-2020 às 14h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado diz que vacinação contra Covid-19 manterá calendário
Governo de Goiás terá estrutura montada no final de janeiro de 2021 para evitar filas e aglomerações durante imunização em unidades de saúde| Foto: Reprodução/ Wesley Costa/ Governadoria

Da Redação

O governador Ronaldo Caiado (DEM) afirmou que o Programa Nacional de Imunização (PNI) manterá o calendário para o final de janeiro de 2021, inclusive com a vacinação contra a Covid-19. A declaração foi feita nesta quinta-feira (22), antes da inauguração da reforma e ampliação do Ipasgo Clínicas, em Anápolis.

“Primeiro é preciso que se esclareça: ninguém está adiando o calendário. A previsão para o final de janeiro está mantida”, disse o governador durante entrevista coletiva. “O que se espera é saber qual das vacinas que estão, hoje, com o pedido junto à Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] será a primeira a ter sua validação”, pontuou.

Continua após a publicidade

Caiado também destacou que Goiás já terá, no início de 2021, toda uma estratégia montada para que não haja tumulto nos postos de saúde. “Vamos orientar as pessoas a se cadastrarem anteriormente para que possam ser vacinadas”, detalhou. Ele acrescentou que o Ministério da Saúde (MS) já adquiriu 300 milhões de seringas. A compra prévia, continuou, visa evitar uma superfaturação no preço do produto.

Ainda sobre a imunização contra a Covid-19, o governador reforçou que “etapas não podem ser suprimidas” e que a definição da quantidade de doses para cada Estado, trabalho que cabe ao Ministério da Saúde, será de acordo com os critérios de grupos de risco. 

“No momento em que a vacina for convalidada pela Anvisa, seja ela qual for, o ministério vai adquirir e fazer o repasse”, disse, ao informar que nove laboratórios estão com pesquisas na fase terminativa, ou seja, aguardam a convalidação do órgão nacional de vigilância sanitária.

 

Veja Também