Goiânia receberá pacientes de Manaus após colapso na Saúde da capital nortenha

Ministério da Saúde informou ao O Hoje que pelo menos 100 pacientes embarcam para Goiás nesta sexta-feira (15/01) | Foto: Michael Dantas/AFP

Postado em: 14-01-2021 às 18h15
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia receberá pacientes de Manaus após colapso na Saúde da capital nortenha
Ministério da Saúde informou ao O Hoje que pelo menos 100 pacientes embarcam para Goiás nesta sexta-feira (15/01) | Foto: Michael Dantas/AFP

Nathan Sampaio

De acordo com o Ministério da Saúde, em nota enviada ao O Hoje nesta quinta-feira (14/01), Goiás deve receber, ao menos, 100 pacientes com covid-19 vindos de Manaus, capital do Amazonas, a partir dessa sexta-feira (15). Decisão ocorreu após crise no sistema de Saúde da capital nortenha, que vive, hoje, um um colapso na assistência às pessoas com coronavírus. Nesta quarta, chegou a faltar oxigênio para atender os doentes.

Além de Goiânia, outras cidades receberão os pacientes de Manaus. Segundo reportagem do Estadão, cerca de 750 pessoas devem ser transferidas. Piauí, Maranhão, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte também devem receber doentes. Em Goiás, eles devem ser internados no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que capital do Amazonas é “prioridade”.

Continua após a publicidade

Crise

Após o estoque de oxigênio acabar em Manaus, causando a morte de vários pacientes por asfixia, segundo relatos médicos. A situação se agravou também com casos de covid-19 na cidade a ponto de o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciar novas medidas para tentar conter a disseminação do novo coronavírus. Entre as restrições está a proibição da circulação de pessoas nas ruas de todo o Amazonas, das 19h às 6h.

O governo estadual também já começou a transferir pacientes diagnosticados com a covid-19 para hospitais de outras seis unidades da federação (Goiás, Piauí, Maranhão, Distrito Federal, Paraíba e Rio Grande do Norte) e recorreu à Justiça para que a empresa White Martins seja obrigada a fornecer todo o oxigênio hospitalar de que a rede pública de saúde do estado precisar.

Veja Também