Em 15 dias Goiás registra aumento de 62% em mortes por Covid-19 em relação à quinzena anterior

Estado também teve aumento de 60% no número de casos. Governo estadual e cidades do interior estão adotando medidas mais rígidas para conter a pandemia | Foto: reprodução

Postado em: 25-01-2021 às 18h50
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Em 15 dias Goiás registra aumento de 62% em mortes por Covid-19 em relação à quinzena anterior
Estado também teve aumento de 60% no número de casos. Governo estadual e cidades do interior estão adotando medidas mais rígidas para conter a pandemia | Foto: reprodução

Augusto Pereira

Goiás
registrou 322
mortes por Covid-19 nos últimos 15 dias e, em comparação com a quinzena anterior, número representa um aumento de 68% nos óbitos causados pela doença. De acordo de dados da Secretária de Estado da Saúde (SES), de 26 de dezembro de 2020 a 9 de janeiro deste ano, foram 220 óbitos, 102 a menos do que de 10 a 25 de janeiro.

Ainda segundo os dados da SES, também houve aumento número de casos no
Estado. Foram 60% mais casos registrados nos últimos 15 dias do que na quinzena anterior. De 26 de dezembro de 2020 a 9 de janeiro deste ano, foram 12.807 casos, enquanto de 10 a 25 de janeiro, 21.117.

Continua após a publicidade

O Estado tem ocupação de mais de 75% dos leitos das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e cerca de 50% das enfermarias, afirma o secretário de saúde Ismael Alexandrino. Além disso, somente Rio Verde, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Goiânia ainda não atingiram a capacidade máxima lotação dos leitos específicos para pacientes com Covid-19, enquanto já faltam de leitos de UTI em cidades como Caldas Novas, Catalão e Jataí. 

Este aumento expressivo, que vem ocorrendo de forma ampla em todo Brasil, ainda pode ser resultado das
festa de Natal e Ano Novo e, mesmo com o início da vacinação ainda é necessário se atentar para
o uso de máscaras, álcool em gel 70% e evitar aglomerações.

Por estes motivos, o governador de Goiás Ronaldo Caiado (DEM), inclusive, promoveu na tarde desta segunda-feira (25/1) uma conferência com prefeitos, deputados, poder Judiciário e nomes do setor produtivo para tratar sobre a situação. A proposta de Caiado, até o momento é que se inicie uma Lei Seca em todos os municípios, com a proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas a partir das 22 horas. 

Já a prefeitura de Catalão publicou um novo decreto na manhã desta segunda-feira (25) endurecendo as regras sanitárias no município. O comércio do município deverá funcionar apenas das 6h as 18h, após este horário, só é permitido continuar com atendimento pelo sistema de delivery. 

Colaborou Nathan Sampaio

Veja Também