Quinta-feira, 28 de março de 2024

Após reformas pedagógicas UEG realizará eleições para reitoria

Com mudanças no Estatuto da Universidade, comunidade acadêmica poderá escolher novos nomes para cargos de reitor, diretor de Instituto e coordenador de curso | Foto: reprodução

Postado em: 14-04-2021 às 17h35
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Após reformas pedagógicas UEG realizará eleições para reitoria
Com mudanças no Estatuto da Universidade, comunidade acadêmica poderá escolher novos nomes para cargos de reitor, diretor de Instituto e coordenador de curso | Foto: reprodução

Da redação

De acordo com o Governo de Goiás, após a conclusão da primeira fase das reformas administrativa, pedagógica e curricular, que aconteceram neste primeiro semestre, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) deverá realizar eleições para a escolha da nova reitoria. O decreto que altera o Estatuto da Universidade Estadual de Goiás com relação à realização das eleições foi publicado na edição desta terça-feira (13/4) do suplemento do Diário Oficial do Estado.

O decreto, em seu parágrafo 2º, diz que as eleições acontecerão de quatro em quatro anos, no mês de junho, e a posse dos escolhidos ocorrerá no mês de agosto, com autorização para uma reeleição. Determina, ainda, que a comunidade acadêmica será consultada, por meio de convocação, para a escolha, no mês de junho, de reitor, diretor de instituto e coordenador de curso.

Continua após a publicidade

Para permitir que o processo eleitoral ocorra, o documento também revoga o Decreto estadual nº 9.767, de dezembro de 2020, e parte do Decreto nº 9.593, de janeiro de 2020. A decisão que definiu a data de realização das eleições foi tomada em reunião, realizada no início do mês de março, entre o titular da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), Adriano Rocha Lima, o reitor interino da UEG, Valter Gomes, e os membros da  Comissão de Interlocução da UEG. 

“Todo o trabalho que o Governo tinha de fazer para apoiar a Universidade foi concluído. Nós liberamos a Universidade para fazer eleições. O Conselho Universitário nos apresentou uma solicitação de alteração do estatuto da Universidade para permitir a realização das eleições no mês de junho e, com isso, pudemos publicar o decreto”, afirmou o secretário.

Uma portaria da reitoria interina da UEG, de 25 de março, definiu a composição da Comissão Eleitoral Central (CEC), com nove titulares e nove suplentes, com representantes dos docentes, discentes e técnicos-administrativos, das coordenações de câmpus, das diretorias de Instituto, da Reitoria, da Procuradoria Setorial e da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação. Desde então, a Comissão trabalha organizando o cronograma, o documento orientador e a convocação da comunidade universitária para as eleições.

Veja Também