Governo abre mais de 11 mil vagas para cursos gratuitos de capacitação e qualificação

Inscrições podem ser feitas até dia 30 de abril para alguns casos e 28 de maio para outras oportunidades, em todo o Estado | Foto: reprodução

Postado em: 23-04-2021 às 17h15
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo abre mais de 11 mil vagas para cursos gratuitos de capacitação e qualificação
Inscrições podem ser feitas até dia 30 de abril para alguns casos e 28 de maio para outras oportunidades, em todo o Estado | Foto: reprodução

Da redação

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, oferece mais de 11 mil vagas para cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional na modalidade de Ensino à Distância (EaD), pelos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs), a moradores de todo o Estado. Segundo o secretário da Retomada, César Moura, o objetivo da iniciativa é melhorar o currículo dos trabalhadores goianos. “O Programa Mais Empregos oferece milhares de vagas de trabalho diariamente, mas são oportunidades que, muitas vezes, precisam de qualificação e capacitação específicas. É isso que ofertamos pelos cursos dos 17 Colégios Tecnológicos”, reforça.

As datas das aulas serão informadas aos alunos via e-mail ou WhatsApp. Já as inscrições devem ser feitas pelo site do Instituto Brasileiro de Cultura, Educação Desporto e Saúde (Ibraceds) https://ibraceds.org.br/cursos/cotec-online-ead/, Organização Social (OS) responsável por gerir as unidades de ensino. 

Continua após a publicidade

A publicação dos resultados ocorre de acordo com a formação de turmas nos seguintes sites:

www.colegiotecnologico.com.br/formosa/tipo/alunos/

www.colegiotecnologico.com.br/cristalina/tipo/alunos/

www.colegiotecnologico.com.br/porangatu/tipo/alunos/

https://ibraceds.org.br/cursos/cotec-online-ead/

https://site.educacao.go.gov.br/editais-itego/

Cursos de Capacitação

Os candidatos aos cursos de capacitação devem ter idade mínima de 16 anos no ato da matrícula e Ensino Fundamental concluído. 

Os cursos oferecidos nesta modalidade são: Contabilidade Comercial; Controle de Estoque; Empreendedorismo; Gestão da Qualidade; Gestão de Pessoas; Gestão de Serviços Hoteleiros; Informática Aplicada à Educação; Informática Básica; Inglês Instrumental; Marketing Digital; Mercado Hoteleiro; Oficinas Culturais; Planejamento e Marketing Turístico; Psicologia da Aprendizagem; Qualidade no Atendimento; Redação Oficial; Redes de Computadores; Secretariado Básico; Sistemas Operacionais; Técnicas de Vendas e Apresentação Pessoal; Técnicas em Vendas.

Os cursos  de capacitação estão disponíveis Porangatu, Cristalina, Água Fria de Goiás, Alto Horizonte, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Amaralina, Bonópolis, Buritinópolis, Cabeceiras, Campinaçu, Campinorte, Campos Belos, Cavalcante, Cidade Ocidental, Colinas do Sul, Cristalina, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Estrela do Norte, Flores de Goiás, Formosa, Formoso, Guarani de Goiás, Iaciara, Luziânia, Mambaí, Mara Rosa, Minaçu, Monte Alegre de Goiás, Montividiu do Norte, Mutunópolis, Niquelândia, Nova Iguaçu de Goiás, Nova Roma, Novo Gama, Novo Planalto, Planaltina, Porangatu, Posse, Santa Tereza de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, São Domingos, São João d’Aliança, São Miguel do Araguaia, Simolândia, Sítio d’Abadia, Teresina de Goiás, Trombas, Uruaçu, Valparaíso de Goiás, Vila Boa.

Cursos de Qualificação

Os candidatos aos cursos de qualificação, também, devem ter idade mínima de 16 anos e Ensino Médio concluído, por qualquer via de acesso, ou estar na 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino. Cerca de 35% das vagas ofertadas para os cursos de qualificação profissional são destinadas, preferencialmente, a alunos da Rede Estadual de Educação.

Os cursos oferecidos são: Assistente Administrativo; Assistente de Contabilidade; Assistente de Logística; Assistente Educacional; Auxiliar Pedagógico; Recepcionista em Meios de Hospedagem e Supervisor de Exploração Agropecuária.

Os cursos na modalidade de qualificação estão disponíveis em Porangatu, Cristalina, Água Fria de Goiás, Alto Horizonte, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Amaralina, Bonópolis, Buritinópolis, Cabeceiras, Campinaçu, Campinorte, Campos Belos, Cavalcante, Cidade Ocidental, Colinas do Sul, Cristalina, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Estrela do Norte (Goiás), Flores de Goiás, Formosa, Formoso, Guarani de Goiás, Iaciara, Luziânia, Mambaí, Mara Rosa, Minaçu, Monte Alegre de Goiás, Montividiu do Norte, Mutunópolis, Niquelândia, Nova Iguaçu de Goiás, Nova Roma, Novo Gama, Novo Planalto, Planaltina, Porangatu, Posse, Santa Tereza de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, São Domingos, São João d’Aliança, São Miguel do Araguaia, Simolândia, Sítio d’Abadia, Teresina de Goiás, Trombas, Uruaçu, Valparaíso de Goiás e Vila Boa.

Atenção para garantir vaga

Para evitar problemas na efetivação da matrícula, é importante que os candidatos preencham a ficha de inscrição com atenção, sigam todo o passo a passo e encaminhem os documentos exigidos no e-mail do Colégio Tecnológico correspondente à inscrição. O início das aulas será divulgado no ato da publicação do resultado do processo seletivo. Qualquer alteração quanto à data de início das aulas será informada nos sites de cada unidade de ensino.

Mais informações diretamente com os contatos dos Colégios Tecnológicos:

Cotec Genervino Evangelista da Fonseca (Cristalina) [email protected]

(61) 3612-1942

Cotec Maria Sebastiana da Silva (Porangatu)

[email protected]

(62) 3362-3677

Cotec Carmem Dutra Araújo (Formosa)

[email protected]

(61) 3642-2869 

Veja Também