Escola de redação lança revista para o Enem

O principal debate proposto pela revista é a questão indígena, com discussões acerca da demarcação de terras, o Marco Temporal da Ocupação, e as altas taxas de suicídio percebidas entre os jovens

Postado em: 23-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Escola de redação lança revista para o Enem
O principal debate proposto pela revista é a questão indígena, com discussões acerca da demarcação de terras, o Marco Temporal da Ocupação, e as altas taxas de suicídio percebidas entre os jovens

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio, muitas escolas disponibilizam programas de conteúdo reforçados para os seus alunos no intuito de prepará-los ainda mais para enfrentar os dias de prova. No Mondadori Centro de Estudos, escola de redação de Goiânia, o método encontrado este ano foi inovador: uma revista própria, escrita por jornalistas, e que em 107 páginas debate 12 possíveis temas para a redação do Enem desse ano.

O principal objetivo da publicação, segundo o professor Caetano Mondadori, é  “oferecer conteúdo didático de qualidade para os alunos construírem uma reflexão sólida sobre os temas mais importantes do próximo Enem”. 

O principal debate proposto pela revista é a questão indígena, com discussões acerca da demarcação de terras, o Marco Temporal da Ocupação, e as altas taxas de suicídio percebidas entre os jovens indígenas brasileiros; aborda-se ainda o envelhecimento populacional, o avanço da depressão, maus-tratos a animais, doenças tropicais negligenciadas, aumento dos índices de DSTs, os limites do humor na internet, os desafios da mobilidade urbana, a guerra às drogas, as mudanças climáticas, as dificuldades enfrentadas pelos deficientes físicos e até mesmo o esporte como um mecanismo de inclusão social para o país.

Continua após a publicidade

O material foi escrito por jornalistas e, após cada reportagem, é sugerido um tema de redação para os alunos praticarem sua produção de texto em casa. O material foi entregue no início de outubro gratuitamente para os estudantes do Mondadori, que aprovaram a iniciativa. 

“A revista ficou muito boa. Acho incrível pensar que ela foi feita pensando na gente que tá estudando, pra nos ajudar a ter mais referencias. Incrível mesmo”, afirmou a estudante Fabiana Pimpão, de 18 anos. Colega de Fabiana, Thais Navarro, também de 18, concorda. “É legal não só em termos de Enem, mas se você analisa que são temas super revelantes, vê que ela poderia ser interessante pra qualquer pessoa”.  

Veja Também