Como garantir sucesso na entrevista

Saber agir durante a entrevista de emprego pode garantir a tão esperada vaga

Postado em: 20-11-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Como garantir sucesso na entrevista
Saber agir durante a entrevista de emprego pode garantir a tão esperada vaga

A entrevista de emprego é um dos primeiros passos para alcançar a vaga almejada. Busca de oportunidades, envio de currículo, preparação e deslocamento podem ser em vão se o candidato não souber como se comportar na hora de se apresentar. Alguns erros são corriqueiros, outros nem tanto. O importante, segundo a assessora de recursos humanos Renata Carvalho, é ficar atento para não passar uma má impressão. “Comportamentos antes, durante e após a entrevista também são avaliados na hora de recrutar o candidato. É preciso postura profissional e cordialidade.”

De acordo com dados divulgados em agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego ficou em 12,8% no trimestre encerrado em julho, período em que o Brasil tinha 13,3 milhões de desempregados. Por isso, é importante que o profissional saiba se apresentar para retornar ao mercado de trabalho ou mesmo conquistar outra vaga que considere mais interessante.

Continua após a publicidade

A entrevista é o momento de o profissional se apresentar e comentar sobre suas qualificações e experiências. Além disso, é preciso demonstrar interesse na vaga e conhecimento sobre a empresa. “Pequenas ações demonstram desinteresse e falta de educação por parte do candidato, o que pode ser refletido também no ambiente corporativo”, diz Renata.

Mais do que saber o que fazer e dizer, é importante ficar atento ao que não deve ocorrer. Renata Carvalho elenca alguns dos principais erros cometidos durante a fase de recrutamento:

Utilizar o celular durante a entrevista. Se estiver em alguma situação de emergência em que o celular precisa estar ligado, comunique ao recrutador. Caso contrário, o melhor é deixá-lo desligado ou no modo silencioso e sem vibração;

Encaminhar o currículo para um anúncio de vaga e não ficar atento às chamadas no celular. Quando os currículos são compartilhados, é importante acompanhar as ligações para que não perca chamadas de um possível agendamento de entrevista;

Demonstrar falta de interesse no momento do agendamento da entrevista. Caso esteja trabalhando ou tenha compromisso no horário sugerido pelo recrutador, informe a impossibilidade de comparecer e sugira prontamente um horário que seja possível;

Pedir detalhes sobre a vaga por telefone e se incomodar com a ausência de informações que você gostaria de saber antes de comparecer à entrevista. Há muitos casos de vagas sigilosas cujos dados não podem ser adiantados por telefone, assim como na maioria das vagas que são feitas por consultorias terceirizadas, onde os dados da empresa contratante são preservados. Fazer uma entrevista é sempre uma boa oportunidade, seja para que fortaleça sua segurança em tal momento ou para que fortaleça sua imagem e perfil com o recrutador. Quando desejamos voltar para o mercado ou em busca de novos desafios, é muito interessante manter um bom contato com recrutadores;

Mesmo que tenha vivido alguma situação muito desconfortável no trabalho anterior, é importante ter cuidado com os detalhes e a forma com que as informações são passadas. Dependendo do que for dito, o recrutador pode imaginar que você irá ter a mesma postura caso seja contratado pela empresa e venha a sair em futuro breve.

De acordo com a especialista, esses pontos podem dar uma má impressão já no início do processo. “Nos deparamos com essas situações todos os dias, o que é um problema. É importante se atentar para não deixar que o olho no olho e as boas maneiras fiquem de lado”, avalia Renata. 

Veja Também