Página do Participante do Enem 2020 normaliza lentidão

Estudantes já podem conferir os resultados obtidos no Enem 2020 através do site e aplicativo do exame | Foto: Reprodução/Agência Brasil

Postado em: 30-03-2021 às 10h45
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Página do Participante do Enem 2020 normaliza lentidão
Estudantes já podem conferir os resultados obtidos no Enem 2020 através do site e aplicativo do exame | Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nessa segunda-feira (29/03), as notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, versão impressa e digital. Os estudantes podem consultar os resultados obtidos nas provas através da Página do Participante e no aplicativo do exame.

O Inep liberou as notas às 18h, entretanto, o site ficou fora do ar minutos antes da divulgação e manteve uma instabilidade até as 0h de ontem (29/03).  Segundo a autarquia organizadora do exame, a dificuldade de acesso aconteceu devido à lentidão na autenticação no Acesso Gov.br.

“A inconsistência técnica impacta o acesso dos estudantes ao portal. De acordo com o Serpro, responsável pela aplicação do Acesso Gov.br, cerca de 45% dos estudantes conseguem atendimento normal, mas os demais enfrentam dificuldades devido à lentidão do sistema”, de acordo com a nota do Inep.

Continua após a publicidade

Também foram disponibilizadas as notas dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). Os estudantes treineiros só terão as notas divulgadas em 28 de maio, também no site e aplicativo do exame.

As notas individuais do Enem podem ser usadas para acesso à educação superior no Brasil através dos programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante. Como por exemplo, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os estudantes podem ingressar no ensino superior em instituições de Portugal. 

Como acessar

Para ter acesso às notas, os participantes devem utilizar o login único do governo federal. Ele poderá visualizar somente o resultado pessoal, pois as notas dos demais alunos não são divulgadas publicamente. Na Página do Participante, haverá o resultado da redação, que varia de 0 a 1 mil, e das provas objetivas.

Os participantes poderão conferir o boletim de desempenhos referentes às provas das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

 Caso o aluno tenha esquecido a senha, o sistema permite recuperá-la. Basta inserir o CPF no campo indicado, selecionar avançar e clicar no link “esqueci minha senha”. O sistema apresentará diversas formas para recuperar a conta (validação facial, bancos credenciados, internet banking, e-mail e celular). É só escolher uma das opções para receber o código de verificação e, em seguida, gerar uma nova senha. (Agência Brasil)

Veja Também