Icumam abre inscrições para curso gratuito

A atividade é voltada para roteiristas de audiovisuais de curtas ou longas-metragens de ficção e séries de TV

Postado em: 16-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

O Icumam recebe inscrições para o 11º Curso de Formação Profissional – Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais, entre hoje (15 de março) e 19 de abril. Com apoio do Fundo Estadual de Arte e Cultura, a atividade gratuita é dirigida a pessoas interessadas em capacitação e qualificação para a elaboração de roteiros audiovisuais de curtas ou longas-metragens de ficção e séries televisivas. O regulamento está disponível no www.icumam.com.br.

A primeira etapa de trabalhos está programada de 11 a 13 de maio de 2016 e vai atender a 80 participantes, divididos em quatro módulos. Os trabalhos serão conduzidos por roteiristas que têm atuação nacional e vocação para compartilhar conhecimentos: Di Moretti, Marcelo Starobinas, Thiago Dottori eDenis Nielsen. A lista de selecionados para a primeira etapa será divulgada em 25 de abril de 2016.

No módulo Ficção, Di Moretti traz conteúdo teórico e pequenos exercícios práticos de roteirização. A ementa prevê discussão da função do roteirista profissional, direitos e deveres, remuneração e contrato de trabalho, concursos e editais. O premiado roteirista dos longas Latitude Zero e As Vidas de Maria também vai compartilhar sua experiência sobre pesquisa, desenvolvimento de storyline, sinopse, argumento e escaleta, tratamentos de roteiro, personagens, formatação do roteiro, estrutura narrativa e arco dramático, construção de ações e diálogos.

Continua após a publicidade

Uma das novidades desta décima primeira edição do Curso de Formação Profissional realizado pelo Icumam é o desenvolvimento de personagens complexos. Marcelo Starobinas vai orientar a criação de protagonistas e de personagens secundários, em roteiros de filmes e séries de TV. Histórico do personagem, família e outras relações afetivas, além de identificação com o público estão na pauta do módulo Personagens.

Para interessados em séries televisivas dramáticas, Thiago Dottori irá apresentar um breve histórico de projetos bem-sucedidos pelo mundo, como introdução para identificação de estilos. O passo seguinte é o estudo detalhado de estrutura narrativa, desenvolvimento de personagens, planejamento de temporada e compreensão do papel do roteirista na equipe de produção.

Denis Nielsen propõe, para o roteiro televisivo de humor, atividades de análise crítica de séries clássicas e atuais, além de investigação de casos de sua experiência pessoal. O curso abordará os conceitos básicos da dramaturgia de humor televisiva, tipos de personagem, estrutura, diferenças de estilos e o método de criação em todas as suas possíveis etapas – da ideia ao roteiro, passando por sinopse, escaleta e a dinâmica de uma sala de roteiristas.

De acordo com o regulamento, para a segunda etapa do curso, entre 5 e 8 de outubro, haverá outro processo seletivo, contemplando três projetos por módulo, com prioridade para os participantes da primeira fase do projeto. O regulamento também prevê atendimento prioritário para roteiristas, estudantes e profissionais do audiovisual que residam no Estado de Goiás.

SERVIÇO

Inscrições: 11º Curso de Formação Profissional – Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais

Período: De 15 de março e 19 de abril

Informações: www.icumam.com.br 

Veja Também