Artistas goianos e espanhóis se juntam em exposição

José Abrão A Potrich Galeria de Arte abre hoje (6) a mostra coletiva Palimpsesto com dois artistas goianos e dois espanhóis. A

Postado em: 06-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Artistas goianos e espanhóis se juntam em exposição

José Abrão

A Potrich Galeria de Arte abre hoje (6) a mostra coletiva Palimpsesto com dois artistas goianos e dois espanhóis. A exposição terá obras de Pitágoras Lopes, G. Fogaça e dos europeus Diego de Los Reyes e Nahuel Tupac. Os artistas de fora e os locais não se conhecem, e a ideia veio do curador cubano Andrés Isaac Santana, ensaísta e crítico de arte. Membro da Associação Espanhola de Críticos de Arte e licenciado em História da Arte pela Universidade de Havana e mestre em Arte Cubana, Santana reúne de forma temática os quatro artistas em sua seleção. Quanto ao nome da mostra, Palimpsesto, trata-se de um pergaminho que tem seu texto original apagado para dar lugar a outro texto escrito ou pintando.

Continua após a publicidade

Palimpsesto fica em cartaz na Potrich durante todo o mês de abril e, em maio, segue para Madri. “A exposição estava marcada há muito tempo, há mais de um ano”, conta Pitágoras Lopes. “Estive em Ma­dri no ano passado, mas não conhecia estes artistas, achei o trabalho deles muito interessante”, contou. Ele também elogi­ou o curador: “Gostei muito desse trabalho, achei bacaníssimo. É tudo mérito de­le, eu só participo dando o meu trabalho”. Cotado, Pitágoras vive da sua arte e expôs individualmente em Madri no ano passado e no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, durante o Panorama. Este ano, ele ainda vai expor em Bra­sília e não revela os demais planos: “Tem mais coisas vindo por aí”.

“Já conhecia ele e Madri por outra exposição”, conta G. Fogaça, que está muito feliz com a mostra e com a parceria com o Pitágoras. “É muito grande a importância deste intercâmbio com curadores importantes, que atuam no mundo todo. É uma grande oportunidade. Além disso, essa parceria com o Pitágoras é muito boa, acho que a gen­te é muito próximo, somos os dois borderline (risos). Acho que está rolando um di­á­logo muito bom entre as obras”.

Fogaça conta que vai exibir seis obras de médio formato e diz estar muito satisfeito com a evolução contínua do seu trabalho ao longo dos anos: “São 30 anos de Arte. Minhas pinturas estão quase abstratas, houve uma fragmentação da imagem, acho que é resultado do acúmulo de pesquisa e de experiência ao longo dos anos. A temática está mais livre, mas ainda pinto sobre a cidade: é trânsito, é ruído, é paranoia, é tudo o que tem a ver com a cidade”.

Assim como Pitágoras, Fogaça tem uma agenda cheia. Além da Palimpsesto, ele integra uma exposição com artistas do Mercosul na Caixa do Rio de Janeiro com curadoria de Morela Zurado, chamada Um Só Corpo. De lá, ele segue para expor na Universidade de Santiago, no Chile, ao lado de Amaury Menezes.

SERVIÇO

Exposição ‘Palimpsesto’

Artistas: Diego de Los Reyes, Nahuel Tupac, G. Fogaça e Pitágoras Lopes

Abertura e lançamento do catálogo, com visita guiada pelo curador: Hoje (6), às 20 horas

Visitação: 7 a 30 de abril (segunda a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, das 10h às 14h ou com hora marcada)

Local: Potrich Galeria de Arte Contemporânea (Rua 52, nº 689 – Jardim Goiás, Goiânia)

Entrada franca 

Veja Também