3º Icumam Lab inicia atividades de imersão neste domingo

Quatro projetos audiovisuais de Goiás, dois de Mato Grosso e três do Distrito Federal participam do 3º Icumam Lab, entre 10 e

Postado em: 08-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: 3º Icumam Lab inicia atividades de imersão neste domingo

Quatro projetos audiovisuais de Goiás, dois de Mato Grosso e três do Distrito Federal participam do 3º Icumam Lab, entre 10 e 17 de abril, na Pousada Monjolo, em Nerópolis (GO). Consultores, curadores, produtores culturais e gestores audiovisuais experientes e atuantes em todo o Brasil foram convidados para tutoriar o trabalho de imersão que visa a qualificação de longas-metragens e séries televisivas (documentais e ficcionais) em desenvolvimento na região Centro-Oeste.

Realizado pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), o 3º Icumam Lab é totalmente gratuito e tem o patrocínio do Fundo Estadual de Arte e Cultura do Governo de Goiás, com o apoio do Sebrae-GO e da Pousada Monjolo e colaboração do BrLab.

Continua após a publicidade

Dramaturgia, roteiro, produção, linguagem, circulação e outros aspectos relevantes a serem considerados durante o desenvolvimento de um projeto audiovisual serão abordados nos grupos de trabalhos e consultorias individuais, ao longo de sete dias. Em versão ampliada, para a terceira edição, os tutores convidados são Aleksei Abib (roteirista, script-doctor e produtor), Beth Formaggini (documentarista, pesquisadora e produtora audiovisual), Fernanda de Capua (produtora e consultora audiovisual), Sabina Anzuategui (roteirista e escritora), Rafael Sampaio (produtor, programador e gestor de audiovisual) e Thiago Dottori (roteirista e consultor de roteiros). 

O terceiro edital do Icumam Lab recebeu um total de 27 projetos inscritos. O Estado de Goiás apresentou 12 propostas, outras sete vieram do Distrito Federal e oito, de Mato Grosso. “Um crescimento expressivo de inscrições em comparação com as edições anteriores”, avalia a pre­siden­te do Icumam, Maria Abdalla.

Abdalla conta que, além dos nove projetos selecionados, o Icumam também promove três palestras gratuitas, nos dias 15 e 16 de abril, como parte da programação do Icumam Lab. Para isso, juntam-se ao grupo a produtora e diretora executiva, Mariana Brasil, a diretora e roteirista, Juliana Rojas, e o curador e consultor audiovisual, Ivan Melo. Na palestra O Processo Criativo: Da Ideia ao Lançamento, no dia 15, às 15h30, Juliana prepara uma conversa sobre o ofício da realização cinematográfica desde a concepção até a comercialização de uma obra. O Papel dos Festivais no Mercado de Cinema é o tema da segunda palestra, marcada para o dia 16 de abril, às 14h, com con­dução de Ivan Melo. O curador e consultor vai compartilhar seu conhecimento sobre a atividade localizada na ponta final da cadeia produtiva audiovisual, responsável por lançar e divulgar filmes finalizados. 

Veja Também